segunda-feira, 3 de maio de 2010

Clima norteia mercado de hortifrutícolas

Uma das hortaliças mais consumidas do Brasil, a batata, teve valorização dos preços. Com as chuvas no Sul do Brasil, aliadas à desaceleração da colheita no Triângulo Mineiro/Alto do Paranaíba e à baixa produtividade em Cristalina (GO) foram os fatores para a redução da oferta do produto e, assim, tornando os preços mais altos.

O clima também acabou influenciando o mercado de outras hortaliças, como o de tomate e de cenoura. As temperaturas mais baixas acabaram “freando” a maturação dos tomates de Araguari (MG), enquanto que as chuvas em Marilândia do Sul, no Paraná, limitaram as atividades de campo nas roças de cenoura.

Quanto ao mercado de cebola, a safra sulista já se encerrou, não afetando mais o mercado. No entanto, houve uma maior entrada de cebolas do Chile.

No mercado de frutas, as chuvas ocorridas nas regiões produtoras (Sul do País) adiaram o final da safra de maçã, que deveria ser encerrada na semana passada. Assim, as atividades de campo podem se prolongar por mais 10 dias em algumas fazendas.

Por outro lado, no Rio Grande do Norte/Ceará já é entressafra de melão. Assim, produtores nordestinos devem iniciar os plantios neste mês e aproveitar para negociar com importadores da Europa os contratos de exportação, além de planejar a próxima safra 2010/11.

O mercado de mamão também se encontra em baixa oferta. Pouco é o volume colhido nas regiões produtoras do Espírito Santo e da Bahia, e além disso, as mercadorias estão com calibre miúdo. Assim, o produtor que tiver mamão de maior calibre, consegue vender a maiores preços.

No setor de laranja, o aquecimento nas compras por meio de contratos com a indústria de suco acabou por encurtar os negócios no mercado de mesa. Assim, a entrada de hamlin e westin pode ser limitada no mercado enquanto produtores estiverem fechando negócios com a indústria.

Para o mês de maio, devem aumentar a oferta de banana, manga e uva no mercado brasileiro, movimentando o mercado dessas frutas. O pontapé deve começar essa semana, pois o início-de-mês estimula o consumidor a comprar mais. Bom Jesus da Lapa (BA) deve entrar em pico de safra de banana; Livramento de Nossa Senhora, também na Bahia, deve produzir mais mangas a partir do segundo semestre do mês e a região paranaense de Marialva deve ofertar uvas de melhor qualidade já a partir desta semana.

Essas e outras informações você encontra na revista Hortifruti Brasil. Não deixe de participar dando sua opinião, crítica ou sugestão para nós!

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: