segunda-feira, 28 de junho de 2010

De Copa à São João, fatores que influenciam o mercado


Frio, fim-de-mês, Copa do Mundo e feriado de São João. Esses são fatores que influenciaram o mercado de hortifrutícolas na última semana.

O inverno começou no último dia 21 de junho, mas desde o outono as baixas temperaturas em algumas regiões do Brasil vêm reduzindo o consumo de hortifrutícolas, principalmente o de frutas. Na última semana, esse cenário foi observado nos mercados de maçã e mamão.

Particularmente, na última semana, houve ligeiro aumento das temperaturas em algumas regiões, como verificado nas lavouras de tomate. O tempo um pouco mais quente, principalmente durante o dia, fez com que a maturação dos frutos fosse mais acelerada, o que favoreceu o aumento da oferta de tomate nas centrais de comercialização.

Nas últimas semanas do mês, o mercado é caracterizado pelo pouco consumo de frutas e hortaliças, período em que o poder aquisitivo do consumidor costuma ser menor. As poucas vendas foram registradas no mercado de batata, cenoura, melão e uva nos últimos dias.

Os jogos da Copa do Mundo também influenciaram no mercado. Durante a Copa, principalmente em dias em que a Seleção Brasileira joga, as atividades de campo reduzem, o ritmo de comercialização é menor, o consumidor “sai” do mercado...

Paralelamente a esses fatores, alguns agentes de mercado no Nordeste decidiram paralisar as atividades na região devido às festividades do feriado de São João, no último dia 24. O ritmo de comercialização de alguns produtos do Nordeste brasileiro, como a cebola e a manga, ficou reduzido.

Apesar das enchentes causadas pelas fortes chuvas no Nordeste, até o momento não foram reportados danos à produção de frutas e hortaliças na região.

Dentre outros mercados, a banana de Bom de Jesus da Lapa (BA), teve cenário positivo nos últimos dias. A baixa oferta aliada à boa qualidade da fruta baiana atraiu compradores para a região, o quer elevou os preços ao produtor local.

No mercado de laranja, os preços seguem firmes, mas o mercado consumidor calmo. Os preços da laranja pêra ao mercado de mesa estão em torno de R$ 15,00/cx de 40,8 kg, na árvore. Quanto à de fruta posta na indústria (mercado spot, sem contrato), boa parte das laranjas recebidas ainda é proveniente de refugo de beneficiadores. Com a safra das precoces praticamente finalizada, a maior parte da oferta à indústria já é de pêra. Para ambas as variedades, o preço pago pela caixa posta está entre R$ 14,00 e R$ 15,00.

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