segunda-feira, 21 de junho de 2010

Hortifruti Brasil realiza III Simpósio na Hortitec

Fotos: Hortifruti Brasil

Nos dias 16, 17 e 18 de junho, ocorreu mais uma edição da Hortitec em Holambra/SP. A equipe da Hortifruti Brasil, do Cepea/Esalq-USP, esteve mais uma vez presente na feira, que realizou o III Simpósio Econômico Hortifruti Brasil de Frutas & Hortaliças, ciclo de palestras realizado pelos analistas de mercado da Hortifruti Brasil sobre as projeções de mercado de 11 frutas e hortaliças.


Abaixo estão as principais considerações do mercado de frutas e hortaliças proferidas pelos analistas de mercado da Hortifruti Brasil na terceira edição do Simpósio.

De forma geral, o consumo doméstico de hortifrutícolas está maior em 2010. Consumidores emergentes estão cada vez mais exigentes com produtos relacionados à saúde, conveniência, praticidade e economia. Esse cenário é observado principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde o poder aquisitivo está maior e também há mais acesso ao crédito.


Dentre as frutas analisadas pela equipe da Hortifruti Brasil, as perspectivas estão favoráveis. A área cultivada com frutas deve recuperar parcialmente, pois os bons preços adquiridos pelos fruticultores em 2009 possibilitaram investimentos em 2010. A maior produção de frutas deve favorecer os embarques e incrementar a receita em 2010, principalmente de uva, banana, limão e manga. O alerta é para os impactos climáticos. No lugar do El Niño, deve ocorrer a La Niña a partir do segundo semestre: o fenômeno traz chuvas acima da média no Nordeste e clima mais seco ao Sul e Sudeste. Além disso, a crise na Europa e o euro desvalorizado frente ao Real podem limitar a rentabilidade dos exportadores de frutas.

Além dos fruticultores, produtores de hortaliças também obtiveram bons resultados em 2009, o que também favoreceu maiores investimentos neste ano. Para a safra de inverno, as apostas são em aumento de área, principalmente para batata e tomate.


Na palestra proferida sobre gestão sustentável na cultura do tomate, foi enfatizada a importância de um projeto de ações que o produtor deve realizar para tornar seu negócio mais sustentável. Para que o produtor lucre com o tomate, é necessário que haja em bom planejamento para a cultura. É importante que o produtor, além de calcular o custo de sua produção, avalie também os riscos que podem trazer à tomaticultura: climáticos, fitossanitários e de preços. A grande recomendação é que após cada safra, o tomaticultor avalie a “saúde financeira” de sua fazenda, faça um planejamento para a próxima temporada e guarde um montante em dinheiro para situações de prejuízos na lavoura.


Gostaríamos de agradecer aos leitores que nos prestigiaram em mais uma edição do Simpósio! As palestras proferidas no evento serão disponibilizadas na página da revista Hortifruti Brasil a partir deste semana.

Daiana Braga
Equipe Hortifruti Brasil

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