segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cebola: baixa rentabilidade ao produtor paulista


A grande quantidade de cebola ofertada ao mercado fez com que, desde o início da safra, produtores paulistas não conseguissem um bom preço pelo seu produto. Nas últimas semanas, o preço de venda da cebola tem ficado abaixo dos custos, tornando baixa a rentabilidade ao produtor.

Na semana passada, por exemplo, para minimizar seu prejuízo com a cultura, o produtor tentou estabelecer o preço de venda em torno de R$ 20,00/sc de 45 kg na roça, mas compradores não estavam dispostos a pagar pela cebola nesses patamares, o que pressionou o preço. Com essa pressão do mercado, produtores não conseguiram negociar nos preços desejados, e a saca de 45 kg foi vendida ao redor de R$ 16,00 na roça. A previsão é de que até meados de setembro o cebolicultor paulista continue trabalhando em patamares baixos.

Enquanto produtores de cebola estão na expectativa de dias melhores, outros mercados foram um pouco mais aquecidos na última semana. O norte de Minas Gerais tem oferecido pouca banana ao mercado, e a fruta tem garantido preços mais atrativos ao produtor.

A maçã produzida no Sul foi outro produto que tem valorizado na semana passada. Mesmo considerando temperaturas baixas na região, a procura pela fruta tem se mostrado boa, o que tornou os preços maiores na última semana.

As temperaturas mais frias têm reduzido o ritmo da maturação da uva em Jales (SP) e em Pirapora (MG), o que reduziu a disponibilidade de uva ao mercado, valorizando a fruta.

O mercado nos próximos dias dependerá do clima, cujas temperaturas devem aumentar em boa parte do Brasil. No entanto, a comercialização de frutas e hortaliças pode ficar mais limitada devido ao período de fim-de-mês, quando o poder aquisitivo do consumidor é mais enxuto.

Nenhum comentário: