segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mercado de algumas frutas está mais firme


Na última semana, o mercado de algumas frutas esteve mais movimentado não só pela oferta mais limitada, como também pela maior procura pelo consumidor.

O preço da banana prata no norte de Minas Gerais subiu 117% na última semana em comparação com a mesma semana de 2009. A caixa de 20 kg foi comercializada por volta de R$ 20,00. O norte de Minas tem ofertado a banana de maneira escalonada desde o início da safra (junho), e o frio acaba limitando o avanço da maturação. Resultado: preços mais atrativos ao produtor.

Bom desempenho também foi para o mercado de maçã no Sul do Brasil. Para produtores, a última semana foi considerada uma das melhores do ano para a comercialização da fruta. Segundo agentes, a maior liquidez do mercado está atrelada ao consumo firme. Dessa forma, as cotações das duas principais variedades (fuji e gala) continuaram em elevação no Sul do País.

Para a laranja, as vendas também foram firmes no mercado in natura, com boa procura principalmente pelas frutas de melhor qualidade. Agentes do setor já estão notando redução na oferta e apostam que as cotações sejam maiores nas próximas semanas caso a demanda continue firme.

Em sentido oposto, os preços do mamão, da manga e da uva estiveram mais baixos na última semana. As regiões produtoras dessas frutas têm elevado a oferta, em especial o Vale do São Francisco, no Nordeste, cuja colheita de manga e uva tem sido intensificada nas últimas semanas visando o mercado internacional.

Leia a edição de setembro da Hortifruti Brasil!


Essas e mais informações sobre o mercado de frutas e hortaliças você pode ler na nova edição de setembro da Hortifruti Brasil. A Matéria de Capa desta edição mostra as vantagens e desvantagens de o produtor vender seu produto ao supercliente: o supermercado. Confira os resultados clicando aqui.

Nenhum comentário: