segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Reduz oferta de tomate, mas preço ainda não reage


Produtores de tomate de Mogi Guaçu (SP) encerraram a temporada na última semana. No balanço da safra, a rentabilidade dos produtores foi positiva, mas os preços nos últimos meses foram pouco remuneradores, o que farão com que os investimentos com área diminuam na próxima safra na região. Com a finalização da safra em Mogi Guaçu, os preços do tomate, no entanto, não reagiram na última semana devido à baixa qualidade dos frutos.

As regiões produtoras de mamão também enviaram uma menor oferta ao mercado. O clima foi mais ameno no Espírito Santo e na Bahia, fazendo com que a maturação do mamão fosse mais lenta, desacelerando as atividades de campo.

A uva paulista também deve apresentar oferta reduzida. A chuva de granizo que ocorreu em Louveira/Indaiatuba (SP) na semana passada acabou prejudicando parte dos parreirais de uva rústica, as quais seriam vendidas visando as festividades de fim-de-ano. Com a menor oferta, produtores aguardam, pelo menos, melhores preços até o fim de 2010.

Enquanto a oferta de alguns hortifrutícolas está reduzindo no mercado, outros estão elevando a cada semana.

A oferta da manga tommy atkins está aumentando na região de Monte Alto e Taquaritinga (SP). De acordo com produtores, a produção da fruta deve ser elevada em novembro. O volume de manga destinado à indústria de polpa deve crescer a partir de meados de novembro, uma vez que a fruta deverá estar com grau de maturação ideal para esse segmento.

Minas Gerais ainda conta com boa produtividade de cenoura, cenário que deve persistir até dezembro. Assim, pouco deve mudar as cotações da cenoura durante o mês de novembro.

Nenhum comentário: