segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Granizo prejudica lavouras de tomate de Caçador

As lavouras de tomate da região de Caçador (SC) foram prejudicadas pela chuva de granizo ocorrida há duas semanas. O prejuízo foi estimado em aproximadamente 15% do total a ser ofertado durante a safra, o que corresponde a aproximadamente 2 milhões de pés. Segundo colaboradores, alguns tomaticultores perderam roças inteiras, porém já replantaram a área afetada. Outros produtores tiveram parte de suas lavouras comprometidas, mas estas recuperam-se rapidamente, pois ainda são roças novas e mais resistentes. A região deve iniciar a colheita de tomates da safra de verão em meados de dezembro.

Enquanto Caçador ainda não começa a colheita, o volume de tomate no mercado já é elevado, sobretudo de frutos mais maduros. Assim, os preços estiveram mais baixos na semana passada: o tomate salada 2A foi comercializado na Ceagesp à R$ 15,38/cx de 22 kg, valor 34,6% inferior ao registrado na semana anterior. As cotações podem ser similares nesta semana, visto que é previsto que o clima quente permaneça nas regiões produtoras, o que pode continuar acelerando a maturação do tomate.

Outros produtos que devem ter maior oferta nesta semana são batata, manga e uva, devido à intensificação da colheita em algumas regiões produtoras desses produtos. Com mais oferta, os preços devem ser menores nos próximos dias. Com a aproximação das festas de fim de ano, o consumo por algumas frutas e hortaliças tendem a aumentar, especialmente para a uva, fruta bastante consumida no fim do ano.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: