segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Chuvas estão voltando em áreas hortifrutícolas

As chuvas estão voltando. E trazem alívio e benefícios à hortifruticultura. Na última semana, ocorreram chuvas em algumas regiões produtoras de frutas e hortaliças, como por exemplo nas roças paulistas de banana e de uva e nas de maçã do Sul do País. Nos bananais, além de contribuir para a vitalidade das plantas e dos frutos, produtores aproveitaram a umidade do solo para realizar tratos culturais. Para a maçã, a chuva favorece principalmente as flores da macieira, que acabaram de abrir. Desde que não seja intensa e frequente, as precipitações não prejudicarão a polinização das flores de maçã.

Mais chuvas, no entanto, serão necessárias, pois o volume pluviométrico na última semana ainda foi insuficiente – a estiagem, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, tem sido bastante severa. De modo geral, o retorno das chuvas é esperado para o início de outubro, conforme previsões de agências meteorológicas. No entanto, mais chuvas devem ocorrer na próxima semana em várias regiões produtoras, o que pode sanar um pouco o déficit hídrico do solo.

Enquanto a chuva começa a dar um pouco de alívio para alguns hortifruticultores, outros seguem preocupados com possíveis quebras de safra. A seca tem prejudicado a produção de manga atkins de Monte Alto e Taquaritinga (SP), mas como o forte na região é a manga palmer, pode não haver redução na safra de manga na região.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

FRUIT & TECH 2010



Fruit & Tech - 2ª Feira Internacional de Frutas, Legumes e Derivados, Tecnologia e Logística
27 a 29 de setembro de 2010
Expo Center Norte, São Paulo
Das 11 às 20 horas


A 2ª Feira Internacional de Frutas, Legumes e Derivados, Tecnologia e Logística, Fruit & Tech, em sua 2ª edição, volta fortalecida com o sucesso alcançado em sua estréia no ano passado. Com o crescimento previsto de 50%, vai ocupar área total de 5.000 m2, e espera superar as marcas dos três mil visitantes e 94 expositores registrados na primeira edição. O evento acontece de 27 a 29 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, das 11 às 20 horas, e tem entrada gratuita tanto para profissionais como para interessados no mercado de frutas, legumes e derivados.

Entre as atrações, destacam-se o 2º Seminário Internacional Fruit & Tech, Encontro Embrapa de Tecnologia de Produção para Fruticultura, Visitas Técnicas e Rodadas de Negócios, Oficina – Aplicação de Insumos Orgânicos na Fruticultura e o evento é direcionado para atender à demanda de produtores e fornecedores na geração de negócios, exportação, tecnologia e logística.

Para mais informações, entre em contato com a organização através do e-mail fruitetech@francal.com.br, pelo telefone (11) 2226-3100 ou pelo site oficial da Fruit & Tech.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mercado de algumas frutas está mais firme


Na última semana, o mercado de algumas frutas esteve mais movimentado não só pela oferta mais limitada, como também pela maior procura pelo consumidor.

O preço da banana prata no norte de Minas Gerais subiu 117% na última semana em comparação com a mesma semana de 2009. A caixa de 20 kg foi comercializada por volta de R$ 20,00. O norte de Minas tem ofertado a banana de maneira escalonada desde o início da safra (junho), e o frio acaba limitando o avanço da maturação. Resultado: preços mais atrativos ao produtor.

Bom desempenho também foi para o mercado de maçã no Sul do Brasil. Para produtores, a última semana foi considerada uma das melhores do ano para a comercialização da fruta. Segundo agentes, a maior liquidez do mercado está atrelada ao consumo firme. Dessa forma, as cotações das duas principais variedades (fuji e gala) continuaram em elevação no Sul do País.

Para a laranja, as vendas também foram firmes no mercado in natura, com boa procura principalmente pelas frutas de melhor qualidade. Agentes do setor já estão notando redução na oferta e apostam que as cotações sejam maiores nas próximas semanas caso a demanda continue firme.

Em sentido oposto, os preços do mamão, da manga e da uva estiveram mais baixos na última semana. As regiões produtoras dessas frutas têm elevado a oferta, em especial o Vale do São Francisco, no Nordeste, cuja colheita de manga e uva tem sido intensificada nas últimas semanas visando o mercado internacional.

Leia a edição de setembro da Hortifruti Brasil!


Essas e mais informações sobre o mercado de frutas e hortaliças você pode ler na nova edição de setembro da Hortifruti Brasil. A Matéria de Capa desta edição mostra as vantagens e desvantagens de o produtor vender seu produto ao supercliente: o supermercado. Confira os resultados clicando aqui.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vendas estáveis de melão em feriado e clima ameno


O feriado de 7 de Setembro reduziu o movimento do mercado para boa parte dos hortifrutis na semana passada. Além do recesso, chuvas ocorreram nos centros consumidores, trazendo inclusive temperaturas mais frias, o que afastou ainda mais os agentes das compras.

Uma das exceções foi para o mercado de melão. Como a Chapada do Apodi (RN) e o Baixo Jaguaribe (CE) são praticamente as únicas praças a ofertar a fruta em São Paulo, o feriado e o clima não chegaram a prejudicar a procura pelo melão, até mesmo porque não há acúmulo da fruta no mercado.

A previsão é de tempo firme e sem chuva pelo menos até o final de setembro, conforme as previsões da Somar Meteorologia. O ritmo de mercado, entretanto, vai depender do poder aquisitivo do consumidor, já que com o aproximar do fim do mês as compras são feitas tipicamente em menor volume.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Mercado aquece; preço da cebola reage


O mercado esteve mais aquecido no setor de frutas e hortaliças na última semana, inclusive até para a cebola, que vinha sendo comercializada a preços bem abaixo dos custos. O início-de-mês e as temperaturas mais altas foram os principais fatores para movimentar o mercado na última semana.

Além do aumento da procura, o bulbo foi menos ofertado por produtores de São Paulo, Minas Gerais e Vale do São Francisco. A expectativa é de que os preços da cebola subam ainda mais na segunda quinzena de setembro, já que o volume será ainda menor, mesmo em período típico de grande oferta.

Para esta semana, a previsão é que o feriado desta terça-feira, 07, (Independência do Brasil), reduza um pouco o movimento do mercado. No entanto, a expectativa é que o comércio volte a se aquecer a partir da quarta-feira, 08, já que é início-de-mês e, neste período, o consumidor é mais atuante no mercado.