quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Enquete: Qual seu planejamento para 2011?

Voltamos apenas para convidá-lo você, leitor, a responder nosso rápido questionário "Qual seu planejamento para 2011?", que pode ser acessado em: http://tinyurl.com/plano2011.

Responda nossa questionário! Deixa sua opinião, crítica ou sugestão, estaremos aguardando sua resposta!

Já leu o nosso Anuário 2010-2011? Para ler a edição completa, acesse aqui.

Equipe Hortifruti Brasil

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Nos vemos em 2011!

Equipe Hortifruti Brasil 2011 - Foto: Claudio Franchi/Studio A

A Hortifruti Brasil estará de férias entre os dias 20 de dezembro de 2010 e 04 de janeiro de 2011.

Enquanto isso, acesse a última edição da Hortifruti Brasil, o Anuário 2010-2011, disponível em www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil. Nesta edição, está a retrospectiva 2010 das 11 frutas e hortaliças, além das projeções de cada produto para 2011. Não deixe de ver também nesta edição o Caderno de Estatísticas 2009-2010, com os preços de todos os produtos separados por produto, mês, nível e região.

Queremos agradecer aos nossos leitores e parceiros pelo reconhecimento do nosso trabalho e também pela confiança em nossa equipe! E continue interagindo conosco dando sua opinião, crítica ou sugestão.

Desejamos à todos um ótimo 2011!

Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pomares de laranja da Flórida resistem às geadas

Foto: O'Meara/AP
Apesar das temperaturas negativas ocorridas na Flórida (EUA) na semana passada, as primeiras demonstrações de um inverno rigoroso não causaram danos significativos na safra de laranja 2010/11, segundo a Florida Citrus Mutual. Tanto que o preço do suco (FCOJ) na bolsa de Nova York recuou 2% na semana passada, indicando que o clima não chegou a causar preocupações.

A Florida Citrus Mutual ainda aponta que a temperatura variou de

acordo com a localização do pomar, havendo registro de frutas congeladas no sudoeste da Flórida, mas sem danos generalizados. De qualquer forma, produtores avaliarão os pomares nesta semana para medir a extensão dos possíveis problemas decorrentes das geadas. Devido ao fato de o inverno no Hemisfério Norte estar no início, agentes locais devem seguir atentos aos impactos da seca e também com a ocorrência de geadas.

Enquanto na Flórida produtores estão receosos com os impactos do frio, o clima chuvoso em parte das regiões produtoras de hortifrutis no Brasil não chegou a trazer preocupações nos últimos dias. As chuvas, no entanto, reduziram as atividades de colheita para as hortaliças como batata, cebola e tomate, e frutas como a manga paulista e melão e uva no Vale do São Francisco, tornando a oferta desses produtos mais limitada e, o consumo deles nos centros consumidores, mais retraído.

Nessa semana, a expectativa é que o comércio seja mais aquecido, já que o consumidor brasileiro deve adquirir suas compras para as festividades de fim de ano. Para a uva, a demanda deve ser aquecida já neste início de semana, tornando as cotações mais atrativas ao produtor durante a semana.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

ANUÁRIO 2010-2011



A edição do Anuário 2010-2011 já está disponível na página da Hortifruti Brasil! Relembre o que aconteceu em 2010 no mercado de hortifrutícolas e veja as principais projeções para 2011.

A edição do Anuário também conta com o Caderno de Estatísticas, com os preços dos produtos-alvo da Hortifruti Brasil detalhados por produto, mês, nível e região dos anos de 2009 e 2010.

Continue interagindo conosco através das nossas palestras, por telefone, e-mail ou pelo blog e twitter da Hortifruti Brasil. Temos muitas novidades em 2011 para você, leitor!

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

Preço da cenoura sobe 186% em Minas Gerais

A cenoura de São Gotardo, Santa Juliana e Uberaba, em Minas Gerais valorizou 186% na última semana, cotada a R$ 9,89/cx “suja” de 29 kg. Após semanas de grande oferta devido à boa produtividade na região, o volume da raiz tem reduzido nas regiões mineiras devido à aproximação da safra de inverno, quando o rendimento das lavouras geralmente é menor.

Além disso, as chuvas nas praças mineiras estão prejudicando a qualidade das raízes, causando problemas de qualidade como a “mela”. Para esta semana, os preços podem ter novo aumento, considerando a baixa oferta e a continuidade das chuvas, principalmente no final desta semana.

Produtores de batata também podem ter problemas na colheita nessa semana, já que a chuva deve continuar. Agências de meteorologia indicam mais chuvas para essa semana, em regiões produtoras de tomate, batata e nas regiões produtoras de uva do Nordeste.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Granizo prejudica lavouras de tomate de Caçador

As lavouras de tomate da região de Caçador (SC) foram prejudicadas pela chuva de granizo ocorrida há duas semanas. O prejuízo foi estimado em aproximadamente 15% do total a ser ofertado durante a safra, o que corresponde a aproximadamente 2 milhões de pés. Segundo colaboradores, alguns tomaticultores perderam roças inteiras, porém já replantaram a área afetada. Outros produtores tiveram parte de suas lavouras comprometidas, mas estas recuperam-se rapidamente, pois ainda são roças novas e mais resistentes. A região deve iniciar a colheita de tomates da safra de verão em meados de dezembro.

Enquanto Caçador ainda não começa a colheita, o volume de tomate no mercado já é elevado, sobretudo de frutos mais maduros. Assim, os preços estiveram mais baixos na semana passada: o tomate salada 2A foi comercializado na Ceagesp à R$ 15,38/cx de 22 kg, valor 34,6% inferior ao registrado na semana anterior. As cotações podem ser similares nesta semana, visto que é previsto que o clima quente permaneça nas regiões produtoras, o que pode continuar acelerando a maturação do tomate.

Outros produtos que devem ter maior oferta nesta semana são batata, manga e uva, devido à intensificação da colheita em algumas regiões produtoras desses produtos. Com mais oferta, os preços devem ser menores nos próximos dias. Com a aproximação das festas de fim de ano, o consumo por algumas frutas e hortaliças tendem a aumentar, especialmente para a uva, fruta bastante consumida no fim do ano.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil