segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tomate valoriza 60% com enchentes no Rio de Janeiro


Nova Friburgo, localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro e onde é época de colheita de tomate, é uma das regiões mais afetadas pelas enchentes. Porém, ainda não se tem informações precisas do prejuízo nas roças, mas comenta-se que algumas fazendas chegaram a ser alagadas na região.

Sabe-se, até o momento, que não há transporte de mercadoria por conta das estradas bloqueadas e está difícil a comunicação com tomaticultores. No atacado carioca, quase não houve entrada de mercadoria fluminense na última semana, sendo, então, boa parte da entrada proveniente de São Paulo.

Com esses contratempos, na semana passada (10 a 14/01) a caixa do tomate no atacado do Rio de Janeiro (capital) valorizou 63% frente à semana anterior, ficando na média de R$ 43,25/cx de 22 kg.

Não só a comercialização de tomate foi prejudicada, mas praticamente todos os comerciantes de hortifrutícolas enfrentaram dificuldades com as fortes chuvas dos últimos dias.

Na Ceagesp, os maiores contratempos ocorreram na última terça-feira, 11, quando as vias de acesso ao atacado ficaram comprometidas com os alagamentos e a água invadiu partes da ceasa. Nesse mesmo dia, houve atraso na abertura da Ceagesp, que voltou a operar apenas no período da tarde. As maiores perdas foram verificadas para melancia e abacaxi. Para os produtos-alvo da Hortifruti Brasil, ainda não há relatos de perdas significativas.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: