segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Com chuva no Nordeste até maio, cenário é de cautela para as frutas


O Nordeste deve entrar em período chuvoso nessa segunda quinzena do mês, podendo se estender até maio, segundo prevê a agência Somar Meteorologia.

Se as chuvas se prolongarem até lá, o cenário é pouco favorável para a produção de uva no Vale do São Francisco. Por mais que sejam poucas nesse período, a colheita chega a ser dificultada. Pior que isso, o clima chuvoso é ruim para as podas dos parreirais cuja produção é destinada à exportação, podas estas que ocorrem principalmente em maio na região. As chuvas nesse período podem reduzir a produtividade, a qualidade e aumentar os custos com tratos culturais da uva do Vale do São Francisco.

O cenário é de atenção também aos produtores de manga de Livramento de Nossa Senhora (BA). Produtores seguem com receio de que a safra seja prejudicada, pois parte deles não está conseguindo induzir seus pomares devido às altas temperaturas. Por outro lado, a chuva é bem-vinda em Livramento, uma vez que o reservatório local está com baixo nível de água.

A região Sul, que já vem recebendo um bom volume de chuva nas últimas semanas, também deve continuar recebendo mais precipitações nos próximos dias. Essa condição pode atrapalhar um pouco a colheita de batata em Água Doce (SC) e Guarapuava (PR).

A chuva deve continuar em praticamente todas as regiões produtoras de tomate nesta semana. Com esse cenário, a qualidade dos frutos deve continuar prejudicada, visto que o clima quente e chuvoso acaba manchando o tomate, além de aumentar a incidência de bactérias nas plantas.

Vendavais atingem bananais do Vale do Ribeira

No início da semana passada, fortes vendavais atingiram a região de banana do Vale do Ribeira (SP), derrubando parte dos cachos que estavam se desenvolvendo em Sete Barras, Cajati, e Eldorado. Dessa maneira, existe a expectativa de que a produção durante o pico de safra (que acontecerá em março) seja prejudicada.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: