segunda-feira, 21 de março de 2011

Clima pouco mais frio controla maturação de HF


Com a chegada do outono, que teve início ontem, 20, as temperaturas tendem a começar a reduzir daqui para a frente. Em algumas regiões produtoras de hortifrutis, sobretudo no Sul do País, as menores temperaturas já começaram a ser sentidas na semana passada.

Por enquanto, os termômetros um pouco mais baixos controlam a maturação de alguns produtos. O clima em Bom Jesus da Lapa (BA) e Minas Gerais, regiões produtoras de banana, tem sido de temperaturas amenas e de chuvas regulares nos últimos dias, que favorecem o maior calibre da banana. Mamão e tomate também são outros produtos que tiveram sua maturação mais controlada.

Além dos termômetros estarem ligeiramente menores, ainda há incidência de chuva em boa parte do Brasil. As chuvas nas regiões produtoras do Nordeste na semana passada chegaram a afetar a qualidade do melão negociado no mercado doméstico. Os problemas apresentados foram baixa durabilidade e podridões, além da presença de bactérias no talo, que podem causar rachaduras na fruta.

Chuvas em áreas produtoras de uva em São Paulo e no Paraná acabaram danificando alguns lotes de uva e também interferiram no ritmo das atividade de campo. Ainda em São Paulo, a produção de manga também foi prejudicada, de modo que alguns produtores enviaram parte de sua danificada pelo clima às indústrias de processamento.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: