segunda-feira, 14 de março de 2011

Hortifrutis resistem ao Carnaval


Durante o feriado de Carnaval, comumente é reduzida a comercialização de frutas e hortaliças. Alguns hortifrutícolas, no entanto, resistiram ao mercado fraco do Carnaval, como é o caso de batata, banana e cebola.

O bom volume de chuva em quase todas as regiões produtoras de batata, em especial no sul de Minas Gerais, reduziu as atividades em campo, o que tornou o volume de batata no mercado um pouco menor na semana passada. Com a menor quantidade de batata no mercado, tanto as vendas quantos os preços do produto foram maiores.

Já a oferta de banana foi mais controlada após as perda de alguns cachos causada pelos vendavais na região no Vale do Ribeira (SP) em fevereiro. As frutas, basicamente da variedade nanica, seriam ofertadas agora em março. Assim como batata, a comercialização pela fruta foi considera boa durante o feriado prolongado.

A demanda aquecida aliada à redução da oferta também foi motivo para a cebola valorizar na semana passada. Grande parte do bulbo que estava sendo oferecido ao mercado foi descartado devido à qualidade inferior, que não estava sendo absorvida pelo mercado.

O Carnaval tornou as vendas de manga mais fracas na Ceagesp na semana passada. Por outro lado, como o volume enviado para o período também foi menor, atacadistas conseguiram escoar bem o estoque e os preços reagiram.

Para os demais hortifrutícolas, de modo geral, a comercialização foi mais calma. Nem mesmo a menor entrada de alguns produtos nos principais centros de comércio fez com que a procura fosse estimulada. A expectativa é que nesta semana o mercado seja um pouco mais aquecido, já que consumidores devem retomar as compras após o feriado, aproveitando o ainda período de recebimento dos salários.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: