segunda-feira, 18 de abril de 2011

Granizo chega de surpresa e faz estragos no setor


Na última semana, a chuva de granizo pegou de surpresa produtores de frutas e hortaliças do Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste do Brasil. A chuva acabou trazendo prejuízos para algumas culturas, como tomate, uva e cebola, conforme levantamento com colaboradores do Cepea.

As maiores perdas foram registradas em áreas de tomate e uva do estado de São Paulo. Em Sumaré (SP), enquanto em algumas roças de tomate houve perdas de parte da produção, em outras, a perda foi total. Essa área não deve ser recuperada nesse semestre, mas dependendo dos resultados dessa safra, produtores podem recuperar esta área na segunda parte da temporada de inverno, no segundo semestre.

Em Porto Feliz (SP), onde há produção de uvas, o granizo atingiu aproximadamente 50% da área prevista para colher nesta safra, e houve perda total dos cachos nessa área.

Em algumas praças produtoras de cebola de São Paulo, o granizo não só causou perdas em algumas roças como também em canteiros de mudas em Monte Alto (SP). Em Minas Gerais e Goiás, também houve casos de granizo, porém as perdas estimadas com cebola foram pequenas.

Também atingidas pelo granizo, mas em menor proporção, foram as áreas produtoras de maçã do Sul do País. A ocorrência de leves chuvas de granizo na semana passada prejudicou alguns pomares no Sul. A chuva foi mais intensa na região de Vacaria (RS), mas produtores afirmaram que os estragos não foram significativos.

Produtores paulistas de manga também relataram a ocorrência de granizo em suas propriedades, mas como os pomares de manga encontram-se sem flores ou frutos, não houve nenhum prejuízo para os produtores.

O impacto dessas chuvas para a bataticultura também foi praticamente nulo. Dentre as regiões produtoras de batata, as únicas com relatos de batatais afetados foram Ponta Grossa (PR), Bom Jesus (RS) e Vargem Grande do Sul (SP).

Semana Santa aquece mercado de batata

A expectativa para essa semana é de bom comércio no setor de batata. Isso ocorre porque, tradicionalmente, a população consome bacalhau, e a batata é um dos principais acompanhamentos.

Com a expectativa de elevada demanda por causa do feriado religioso, as cotações devem ser mais atrativas. Ao mesmo tempo, muitos produtores se programaram para colher um volume maior nesta semana por conta da Semana Santa.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: