segunda-feira, 11 de abril de 2011

Tomate e batata: atenções voltadas à safra de inverno

Na última semana, produtores de tomate de Paty do Alferes (RJ) deram início à colheita da safra de inverno. A praça fluminense começou a temporada recebendo preços abaixo do desejado devido à grande quantidade de tomate que está sendo ofertada no atacado do Rio de Janeiro.

O preço recebido nessa semana pelos produtores de Paty do Alferes esteve na média de R$ 14,00/cx de 23 kg. Segundo produtores locais, a qualidade dos primeiros frutos é inferior por conta das persistentes chuvas que ocorreram durante o mês de março. Com esse cenário, espera-se que a produtividade do primeiro mês de colheita seja baixa.

Enquanto tomaticulores já estão nas atividades de colheita, produtores de batata seguem com os preparativos de plantio. Neste mês, a praça de Vargem Grande do Sul (SP) deve intensificar o plantio de quase metade do total da safra estimada para região.

Segundo colaboradores do Cepea, o clima em Vargem Grande do Sul está favorável ao desenvolvimento da batata, com dias quentes e noites mais frias. Se essas boas condições permanecerem durante todo o desenvolvimento dos batatais, espera-se boa produtividade no município paulista.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: