segunda-feira, 2 de maio de 2011

Chuva ainda preocupa produtor de frutas no Nordeste


Produtores de frutas do Nordeste ainda devem ficar atentos quanto à possibilidade de mais chuva nos próximos dias. Na semana passada, o excesso de chuvas nas regiões produtoras de mamão no sul da Bahia tem dificultado as pulverizações. Além do excesso de chuvas, as elevadas temperaturas na região intensificaram ainda mais a ocorrência de doenças fúngicas.

Produtores de manga do Vale do São Francisco também devem ficar de olho no clima, pois doenças relacionadas à umidade podem surgir nos pomares e prejudicar a florada das árvores. Em Livramento de Nossa Senhora (BA), outra região produtora de manga no Nordeste, a previsão é de tempo firme até o final da próxima semana e, assim, produtores não devem enfrentar problemas fitossanitários em seus pomares, garantindo a qualidade da fruta.

Nesta semana, a chuvas devem ocorrer em maior intensidade mais ao norte do Nordeste, sobretudo no Rio Grande do Norte, onde há produção de mamão, conforme a Somar Meteorologia.

Já em Livramento de Nossa Senhora (BA), região produtora de manga, a previsão é de tempo firme até o final da próxima semana e, assim, produtores não devem enfrentar problemas fitossanitários em seus pomares, garantindo a qualidade da fruta.

Sai primeira estimativa oficial da safra 2011/12 de laranja

Saiu há pouco a primeira estimativa oficial da safra 2011/12 de São Paulo e do Triângulo Mineiro: 387 milhões de caixas de 40,8 kg. Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), entidade que representa as indústrias brasileiras processadoras de laranja.

Esse é o primeiro número oficial divulgado pela CitrusBR. Apesar do aumento em comparação à temporada anterior (se levado em conta que a safra passada foi em torno de 300 milhões de caixas), a indústria planeja comprar um volume elevado da fruta em 2011, de cerca de 330 milhões.

Em 2010, a CitrusBR informou que as empresas de suco processaram 260 milhões de caixas de laranja. O motivo de elevar sua compras em 2011 é os baixos estoques atuais – o menor dos últimos 4 anos.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil




Nenhum comentário: