segunda-feira, 18 de julho de 2011

Preço da batata na safra de inverno deve ficar abaixo da de 2010


Com a intensificação da colheita de Vargem Grande do Sul (SP), principal região produtora de batata na safra de inverno, os preços recuam significativamente nas últimas semanas. Na última sexta-feira, dia 15, o preço da batata ágata especial no atacado paulistano obteve média de R$ 31,00/sc de 50 kg, enquanto que, na sexta-feira anterior (08), o preço havia fechado por volta de R$ 40,00/sc.

Como o plantio foi mais concentrado neste ano em Vargem Grande do Sul, a colheita de batata deve ser elevada em agosto e setembro. Assim, nesses meses, os preços podem ficar baixos ao produtor e, inclusive, inferiores aos preços adquiridos na safra de inverno de 2010.

Cebola nacional é preferência no mercado

O consumidor brasileiro está preferindo comprar a cebola nacional que a estrangeira. Isso porque o volume de cebola proveniente da Argentina está bastante reduzido devido à finalização da importação. Além disso, a oferta ainda existente está com qualidade bastante baixa, o que reduz a preferência do bulbo argentino e aumenta a preferência pela cebola brasileira, que está com a qualidade no padrão exigido pelo mercado.

No momento, as regiões brasileiras que estão colhendo são: Vale do São Francisco, Irecê (BA), Goiás e Minas Gerais. Até o fim do mês, as regiões paulistas devem começar as atividades de campo e também ofertar cebola ao mercado.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil


Nenhum comentário: