segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Preço da tahiti pode ser maior no segundo semestre frente 2010

A oferta de lima ácida tahiti começou a diminuir apenas no final de julho quando, na verdade, o setor esperava que isso ocorresse já em junho. Assim, o pico de safra da tahiti em São Paulo ocorreu de abril a julho, diferente do que ocorreu em 2010, quando a concentração de oferta da fruta foi verificada de janeiro a março.

Esse deslocamento no pico de oferta da tahiti limitou a florada, que desenvolveria os frutos do segundo semestre. As flores, que deveriam ter aberto entre abril e junho (período em que as árvores estavam mais carregadas de frutas), abriram apenas de forma pontual, já que a presença de frutas ainda no pé costuma inibir as florações. Muitos produtores preferiram derrubar as frutas das árvores entre o final de junho e o início de julho para que as flores despontassem com mais intensidade.

Dessa forma, produtores acreditam que a oferta de tahiti no segundo semestre deva ser ainda menor do que no mesmo período do ano passado. A expectativa, portanto, é de preços elevados para os próximos meses, podendo superar os valores recebidos no segundo semestre de 2010.

Retorno das aulas impulsiona consumo de HF

Na última semana, agentes do setor de frutas e hortaliças informaram que as negociações estiveram mais intensas, tendo em vista o retorno das aulas a partir desta semana. Além disso, a primeira semana do mês deve ajudar a aquecer o comércio, já que boa parte dos consumidores brasileiros concentra suas compras no início do mês.

Nenhum comentário: