segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Chuva dá trégua no Sul e atividades no campo ganham ritmo

Após semanas de frequentes chuvas, finalmente o tempo se firmou na última semana na região Sul do Brasil. A elevada umidade nas regiões produtoras de hortifrutícolas mudou o calendário de muitos produtores: limitou o acesso às lavouras, reduzindo o ritmo de colheita, trouxe impactos negativos à qualidade de alguns produtos e reduziu o avanço do plantio.

Produtores de batata do Rio Grande do Sul aproveitaram a semana sem chuvas e deram prosseguimento ao plantio da safra das águas 2011/12. Nas praças de batata acompanhadas pelo Cepea, mais de 1.000 hectares foram plantados na semana passada.

As atividades de campo da cenoura também foram retomadas na última semana nas regiões sulistas, como preparo do solo para o plantio da safra de verão e a colheita da atual safra de inverno. Produtores tentaram recuperar o atraso para que a safra de cenoura não fique tão atrasada em relação ao planejado.

No entanto, mais chuvas estão previstas nesta semana nos estados do Sul, e assim produtores terão de reduzir novamente o ritmo das atividades.

No Sudeste, o clima também esteve firme nos últimos dias, mas essa condição já perdura há alguns meses. A seca tem deixado alguns hortifruticultores em alerta, como os produtores paulistas de laranja, já que neste mês começam as floradas nos pomares, e a estiagem e as elevadas temperaturas podem comprometer o “pegamento” da floração.

Nas áreas hortifrutícolas localizadas no Nordeste, o clima também foi firme nos próximos dias. Essa condição, no entanto, não tem prejudicado a produção de frutas e hortaliças na região. A maior preocupação é que a ausência de chuva deixa baixo o nível de água dos reservatórios e, assim, a irrigação nas lavouras não é tão intensa.

Chuvas mais regulares, principalmente no Sudeste, devem ocorrer a partir de meados de outubro.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: