segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Chuva é bem-vinda, mas seu excesso pode prejudicar


Após a longa estiagem, choveu nas principais regiões produtoras de frutas e hortaliças do Sudeste e Centro-Oeste na última semana, regiões mais prejudicadas pela falta de água nos últimos meses.

Na região produtora de uva em Pirapora (MG), o retorno da chuva diminuiu as pressões sobre a irrigação, que vinha sendo intensificada devido ao longo período sem chuvas. A umidade chegou a reduzir apenas os trabalhos de campo, já que não foi possível colher em alguns dias. A qualidade da uva de Pirapora é boa, porém, se a chuva persistir, isso pode mudar.

Produtores de cebola do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Cristialina (GO) também se beneficiaram com o retorno da chuva na semana passada. Em Minas Gerais, especificamente, a chuva serviu para uma leve recuperação nos níveis dos reservatórios, que estavam abaixo do normal. De forma geral, as chuvas não chegaram a causar problemas nas roças de cebola. Apenas uma parcela dos bulbos que ainda estavam estocados nas roças foram comprometidos devido à umidade.

O retorno da chuva é visto com bons olhos pelos agricultores, mas produtores de laranja vivem num dilema quanto ao clima: o tempo bastante seco e quente do inverno reduz a vitalidade das plantas, deixando-as bastante debilitadas. Por outro lado, as chuvas acabam derrubando parte das frutas dos pés mais debilitados. O ideal é que as chuvas ocorram, mas não com forte intensidade.

A previsão para esta semana é que as chuvas continuem sendo observadas, dando indícios de que elas finalmente retornaram. A umidade pode trazer maior vitalidade às plantas, mas o seu excesso pode comprometer parte da oferta de hortifrutis.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: