segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Preço da nanica deve continuar elevado até o fim do ano


A oferta da banana nanica continua reduzida em todas as regiões produtoras, o que vem resultando em elevados preços tanto para o produtor quanto para o consumidor.

Como não há previsão de aumento de oferta em nenhuma região produtora até dezembro, a perspectiva é de que a nanica continue proporcionando boa rentabilidade ao setor até o encerramento do ano. Norte de Minas Gerais, Vale do Ribeira (SP), Bom Jesus da Lapa (BA) e norte de Santa Catarina têm apresentado resultados positivos ao longo dos últimos meses.

No Vale do Ribeira (SP), embora os preços estejam acima da estimativa de custos, deve-se levar em conta os gastos com a reforma das áreas atingidas pelas enchentes no início de agosto. Esse fator pode limitar a rentabilidade de parte dos produtores na praça paulista este ano.

Quanto ao mercado, as chuvas no início da semana passada e a redução nas temperaturas provocaram recuo na comercialização da banana no principal atacado do País, a Ceagesp. Entretanto, os preços ficaram estáveis por conta da baixa oferta nas principais praças produtoras.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: