segunda-feira, 27 de junho de 2011

“3 F”: Frio, feriado e festa junina reduzem comércio de HF


Os “3 F” (frio, feriado e festa junina) foram os principais motivos para que produtores de frutas e hortaliças vendessem menos suas mercadorias na semana passada.

Os termômetros mais baixos coincidiram com a chegada do inverno no último dia 22. Em seguida, teve feriado de Corpus Christi na quinta-feira, dia 23. E, especificamente no Nordeste, a semana também foi marcada com festividades juninas, bastante tradicionais na região Nordeste, ajudando a tornar o mercado de frutas e hortaliças menos procurado nos últimos dias.

Alguns produtores, inclusive, já previram que o ritmo do mercado iria ser mais lento e reduziram as atividades de colheita, a exemplo dos produtores de uva do Vale do São Francisco.

Para esta semana, pode ocorrer chuvas em algumas regiões do Brasil e deixar as temperaturas ainda mais baixas. Essas condições e o fato de ser a última semana de junho podem fazer com que não ocorra novidades no mercado de hortifrutícolas nesta semana.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Hortifruti Brasil participa da Hortitec 2011

Analistas atendem leitores no estande

Como todo ano, a equipe Hortifruti Brasil esteve presente na 18ª Hortitec, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de junho, em Holambra (SP).

O estande da Hortifruti Brasil contou com um espaço mais amplo neste ano: a Sala do Produtor, onde foram realizadas palestras para grupo de produtores para mostrar um pouco do atual cenário de frutas e hortaliças.

Grupo de produtores assistem palestra na Sala do Produtor

Ainda dentro do ciclo de palestras realizadas pelo grupo Hortifruti/Cepea, demos continuidade ao nosso IV Simpósio Econômico Hortifruti Brasil de Frutas & Hortaliças. No evento, vários representantes do setor assistiram às palestras ministradas pelos analistas de mercado dos 11 produtos de estudo do projeto.

Agentes do setor prestigiam o IV Simpósio

Na feira, a revista Hortifruti Brasil distribuiu sua mais recente edição, o Especial Hortaliças (junho, edição nº 102), que apresenta o inédito custo de produção de três hortaliças foco da publicação: tomate, cebola e cenoura. Os visitantes presentes na feira que passaram em nosso estande tiveram a oportunidade de fazer seu cadastro gratuito para poder receber os exemplares da Hortifruti Brasil.

Para quem se interessar, as palestras estarão disponíveis na página da Hortifruti Brasil no site do Cepea a partir desta semana.

Gostaríamos de agradecemos a todos que compareceram ao nosso estande e ao nosso Simpósio, esperamos encontrá-los na Hortitec em 2012!

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hortifruti Brasil na Hortitec 2011



Gostaríamos de convidá-lo a nos visitar na feira da Hortitec 2011!

O evento ocorre nesta semana nos dias 15, 16 e 17 de junho no Recinto da Exploflora, em Holambra (SP). Estamos localizados no Setor Azul, estandes nº 38 e 39. Todos os pesquisadores da Hortifruti Brasil estarão presentes na Hortitec para conversar sobre o setor hortifrutícola.

Além disso, já estamos preparando o nosso IV Simpósio Econômico Hortifruti Brasil de Frutas & Hortaliças que será realizado na Hortitec na quinta-feira, dia 16, a partir das 10h. Nossos analistas de mercado ministrarão palestras sobre o Cenário 2011 do Setor de Frutas & Hortaliças”. As palestras sobre o mercado de frutas começa às 10h30 e, as de hortaliças, às 14h30. O Simpósio é gratuito para todos!

O Simpósio será no Auditório, dentro da feira da Hortitec. O Auditório fica ao lado dos restaurantes.

Compareça e prestigie a Hortifruti Brasil!

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Hortifruti Brasil está na Semana de Citricultura



Fotos: Fernando Capello/Hortifruti Brasil

Ocorre nesta semana a 33º Semana de Citricultura no Centro APTA Citros Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP).

Você, citricultor, que vai à Semana de Citricultura nesta semana, não deixe de visitar a Hortifruti Brasil! Estamos localizados no estande da Arysta, prontos para te atender para conversarmos sobre o atual cenário do mercado.

Aproveite que você estará na feira e acompanhe as palestras da Dra. Margarete Boteon, pesquisadora do Cepea/ESALQ-USP, cujo assunto será sobre as perspectivas da citricultura.

Na quinta-feira, dia 9, às 9h00, a pesquisadora ministrará a palestra “Perspectivas da citricultura paulista” e, às 15h30, está marcada a palestra “Gestão sustentável da citricultura: estudo do custo de manejo do HLB”.

Venha e prestigie a Semana de Citricultura!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Temperaturas caem ainda mais, mas não preocupam setor


Na semana passada, as atenções do setor continuaram para a queda das temperaturas. Estavam previstos termômetros ainda mais baixos nas lavouras de tomate situadas no município de Mauá da Serra (PR) entre domingo (05) e esta segunda-feira (06).

Conforme analistas de mercado de tomate do Hortifruti/Cepea conversaram com produtores nesta segunda-feira, as temperaturas mais baixas foram sentidas, mas nada que comprometesse a produção do fruto.

Nos próximos dias, as temperaturas devem permanecer baixas não só nas roças de Mauá da Serra, como também nas demais regiões produtoras de tomate. Além disso, as previsões indicam que pode haver pancadas de chuvas devido à chegada de uma frente fria no Sul do País. A chuva pode chegar em regiões como Mogi Guaçu (SP), Sumaré (SP), Araguari (MG) e São José de Ubá (RJ).

Assim como nas lavouras de tomate, as áreas produtoras de batata situadas em Água Doce (SC), Contenda (PR), São Mateus do Sul (PR) e Itapetininga (SP) também podem receber chuvas, principalmente na terça-feira, 07.

A umidade pode favorecer as atividades as atividades no campo, visto que o solo nessas regiões está muito seco, o que dificulta o arranquio das batatas.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil