segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Safra paulista de tahiti inicia com preços baixos


A safra de lima ácida tahiti iniciou neste mês no estado de São Paulo, resultado das floradas ocorridas entre setembro e outubro do ano passado. Apesar de o pico de colheita ainda não ter sido atingido, o aumento da oferta já tem feito com que os preços da fruta recuassem expressivamente.

Na média da semana passada (23 a 27/01), a tahiti foi cotada a R$ 4,19/cx de 27 kg, colhida, queda de 17% frente à média da semana anterior. Com os atuais preços, alguns produtores começaram a retardar a colheita.

Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea acreditam que foi a oferta de frutos de menor calibre que ocasionou a forte desvalorização da tahiti.

Suco de laranja do Brasil é reprovado pelo FDA


Amostras de suco de laranja importado pelos Estados Unidos foram analisadas pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA). Conforme relatório da entidade divulgado na última sexta-feira (27), 80 amostras de suco foram analisadas e, destas, 11 apresentaram resultado positivo para o carbendazim com teor igual ou superior a 10 partes por bilhão (ppb), sendo que 5 dessas amostras são de suco brasileiro.

O limite máximo de carbendazim permitido nos Estados Unidos é de até 10 ppb. A carga com o nível de teor do ativo reprovado pelo FDA deverá ser destruído ou reexportado para outro país.

A CitrusBR, entidade que representa as indústrias brasileiras de suco de laranja, pediu na semana passada para que a FDA amplie o limite de carbendazim para o intervalo de 55 e 60 ppb. A FDA poderá rever o limite máximo permitido ainda nesta semana.

O carbendazim é um ativo presente em defensivos utilizados por produtores paulistas no controle de doenças nos pomares, como a pinta-preta.

Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: