segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Seca no RS é favorável para cebola e cenoura


Mesmo com a forte estiagem no Rio Grande do Sul, problemas com a falta de chuva ainda não estão sendo verificados nas lavouras de cebola e cenoura. O tempo seco é favorável para o desenvolvimento, qualidade e colheita das hortaliças.

O clima seco também é benéfico às atividades de campo da maçã no Sul. Na última semana, teve início a safra da variedade gala nos municípios de Fraiburgo (RS) e Vacaria (SC). Até então, produtores estavam comercializando a fruta de baixa qualidade da temporada passada, que estava estocada.

Boa parte do Nordeste também enfrenta seca neste início do ano. Se por um lado a condição é boa para os produtores sulistas, por outro acaba reduzindo o nível dos reservatórios no Nordeste, impedindo a irrigação nas regiões produtoras.

Em cenário oposto ao Sul e Nordeste do País, está o Sudeste, principalmente o estado de Minas Gerais. Chuvas vem ocorrendo frequentemente em todo o estado. No entanto, a chuva deve, finalmente, reduzir nesta semana. O Sul de Minas é a principal região produtora de batata que está fornecendo o tubérculo no momento. Devido ao excesso de umidade desde o início do ano, parte das batatas do Sul de Minas apresenta problemas, como por exemplo podridão-mole.

As fortes chuvas que ocorrem no Sudeste também chegou em algumas regiões produtoras de uva do Paraná. Por conta do impacto das precipitações, algumas bagas foram colhidas já rachadas.

Nesta semana, a chuva continuará a se concentrar no Sudeste e Centro-Oeste, conforme previsões da Somar Meteorologia. O Rio Grande do Sul ainda deve ter baixo volume hídrico, e as precipitações ainda serão irregulares.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: