segunda-feira, 19 de março de 2012

Seca: plantio de cenoura e cebola pode ser menor na Bahia


A falta de chuva na Bahia vem agravando a situação de produtores de cebola e cenoura. Na semana passada, a Defesa Civil decretou estado de emergência em 75 municípios baianos, entre eles o de Irecê, importante produtor de cebola e cenoura no Nordeste.

A falta de chuva no estado já há alguns meses reduziu o nível dos reservatórios, que estão baixíssimos, o que chega a impossibilitar a irrigação em algumas áreas. Somadas ao tempo seco, as elevadas temperaturas acabaram piorando ainda mais a situação, prejudicando o desenvolvimento das culturas já plantadas.

Produtores de cebola de Irecê já comentam redução de 15% no plantio da variedade IPA-11 nesta safra frente à passada. Além desta redução, a baixa umidade acaba acarretando em variedades de cebola de calibre menor, como de caixa 2 em relação à caixa 3, esta última com maior valor de mercado. O receio é que, se a estiagem perdurar, o plantio de cebolas híbridas, que deve começar nos próximos dias na região, também pode ficar comprometido.

A redução no plantio de cenoura pode ser maior que produtores imaginam, caso não chova até abril nas regiões baianas. Isso pode acarretar em falta de mercadoria nos próximos meses. Se o cenário for mais otimista, ou seja, se as chuvas finalmente voltarem no mês que vem (período comum de chuva na região), muito provavelmente produtores irão retomar o plantio em ritmo acelerado e, como consequência, a oferta aumentará consideravelmente em junho/junho.

As previsões de chuva para esta semana não são nem um pouco animadoras para os agricultores de Irecê. O tempo deve continuar aberto ao longo da semana, com temperaturas máximas girando em torno de 30ºC. Apenas na segunda-feira da semana que vem, dia 26, é que pode haver pancadas isoladas de chuvas, as quais não devem ultrapassar 9 mm.

Em situação um pouco melhor são os produtores de manga de Livramento de Nossa Senhora, também na Bahia. Há previsão de chuva ao longo desta semana, conforme o Jornal do Tempo. No acumulado, pode chover até 76 mm. As chuvas são muito bemvindas pois amenizarão um pouco o déficit hídrido, mas um maior volume será necessário, inclusive no perímetro irrigado.

Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: