segunda-feira, 30 de abril de 2012

Chuvas pouco refrescam condição dos pomares de laranja


Além do fato de ser fim-de-mês e também ser feriado amanhã (Dia do Trabalho), as chuvas em quase todo o País podem desestimular ainda mais o consumo de hortifrutícolas, em especial as frutas, neste início de semana. As chuvas, no entanto, são bem-vindas, uma vez que o tempo estava bastante seco, prejudicando as atividades de campo, como o plantio e colheita, e também a qualidade dos hortifrutícolas.

Do início do ano até semana passada, pouco choveu nos pomares de laranja do estado de São Paulo. O tempo relativamente seco nesse momento limita o crescimento da fruta, que não atinge o calibre ideal para a comercialização in natura nem para processamento industrial. A situação está mais confortável apenas para os pomares irrigados.

Há receio de que as laranjas que serão colhidas nos próximos meses também fiquem menores que o esperado, caso as chuvas continuem escassas. Isso impactaria em menor volume a ser produzido na temporada, ou seja, seriam necessárias um maior volume de frutas para compor uma caixa. Neste último final de semana, foi observado um maior volume de chuva. Em Limeira, choveu 10,4 mm no domingo (29), enquanto, em Bebedouro, 18,6 mm.

Quanto ao próximo trimestre (maio a julho), o relatório do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) indica chuvas em torno da normal climatológica para o Sudeste, o que significa pouco volume.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: