segunda-feira, 23 de abril de 2012

Produtores de tomate e cebola em reta final de safra


Produtores de tomate na região de Itapeva (SP) finalizaram a colheita da safra de verão. A colheita era para estender até maio, mas os preços abaixo dos custos de produção desestimularam produtores a continuar a vender seu produto, chegando a “desmanchar” as roças. Venda Nova do Imigrante (ES), outra região que colhe tomate na safra de verão, deve encerrar a safra em maio.

Irati (PR) e Lebon Régis (SC), importantes praças produtoras de cebola, também estão na reta final da safra. Poucos produtores continuam ofertando em ambas as praças, mas em volume reduzido. Em Ituporanga (SC), ainda restam de 10 a 15% do total da safra, que devem ser comercializados até meados de maio.

Nordeste ainda sofre com seca; para a uva, tempo firme favorece maturação 

Chuvas ocorreram em boa parte do País neste fim de semana. No entanto, continua sem chuva na região de Irecê (BA), região que mais sofre com a baixa umidade. A expectativa era de que pelo menos metade do cultivo de cebola já tivesse acontecido até semana passada. A estiagem, porém, não permite os trabalhos de campo. A previsão é de que o clima continue seco por pelo menos nestas duas próximas semanas. Assim, a redução de área de cebolas para o segundo semestre em Irecê pode ser menor que o previsto anteriormente por produtores. 

O tempo seco pode aumentar a incidência de praças em mamoeiros do Rio Grande do Norte. Porém, produtores afirmaram que a qualidade do mamão ainda não teve danos com o período de estiagem, devido ao sistema de irrigação da região. Para as próximas semanas, ainda é previsto tempo firme para os mamoeiros potiguares, e produtores devem continuar focando nos processos de irrigação.

Por mais que a seca seja o maior problema enfrentado por agricultores nordestinos, o tempo seco favorece a maturação adequada da uva na região do Vale do São Francisco. A boa qualidade que tem sido observada na região facilita, por sua vez, o escoamento da fruta. A falta de chuva nos primeiros meses do ano tem demandado maior uso da irrigação, o que supre o déficit hídrico.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: