segunda-feira, 16 de abril de 2012

Seca prejudica safra 2012 de hortaliças


foto: Igepri.org

A escassez de chuva em várias regiões do Brasil está prejudicando o desenvolvimento da safra de hortaliças deste ano. Até mesmo em áreas que tipicamente utilizam a irrigação, a prática não está amenizando, pois o volume armazenado de água não é suficiente.

Assim, produtores de batata de Ibiraiaras/Santa Marisa (RS) já esperam uma redução de até 50% na produtividade da temporada das secas neste ano em comparação com a de 2011.

Com o clima quente e seco desde fevereiro, a safra de cebola de variedade bulbinho de Divinolândia (SP), que inicia no próximo mês, deve ter uma produtividade inferior à do ano passado. Os bulbinhos foram todos transplantados em fevereiro e apresentavam boa qualidade. No período de desenvolvimento, porém, choveu aproximadamente metade do que era esperado. Com o menor volume pluviométrico e as altas temperaturas, a germinação foi prejudicada.

Com isso, mesmo com a área cultivada de bulbinhos sendo semelhante a 2011, é esperada uma menor produção neste ano em São Paulo.

O Nordeste é uma das regiões que mais sofrem com a seca nestes últimos meses. Tanto a produção de cebola quanto a de cenoura já estão bastante prejudicadas em termos de produtividade e plantio.

Para o tomate, os principais efeitos da seca é o atraso no semeio e, principalmente, a aceleração da maturação dos frutos, o que torna a oferta do produto bastante significativa no mercado, pressionando os preços ao produtor.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: