segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Chuva no Sul beneficia desenvolvimento da cebola


Uma frente fria chegou ao Brasil nos últimos dias, atingindo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nesta segunda-feira, pode haver chuvas isoladas no leste de São Paulo, conforme as previsões da Somar Meteorologia.

Mesmo que ainda em pouco volume, as chuvas são bastante esperadas por produtores de frutas e hortaliças, já que o clima está bastante seco em boa parte do Brasil. Produtores de cebola do Sul informaram que, caso a seca permanecesse por mais tempo, os bulbos poderiam ficar comprometidos. Nos municípios de Irati (PR) e Lebón Régis (SC), o plantio já foi realizado em julho e, agora, os bulbos estão em fase de desenvolvimento. Assim, chuvas são benéficas para o desenvolvimento da cebola.

Nas terça e quarta-feira desta semana, as chuvas podem chegar até as lavouras de tomate de São José de Ubá (RJ). No entanto, o volume de precipitações será pequeno, em torno de 10 mm, conforme a Tempo Agora. O baixo volume de chuvas em um curto espaço de tempo não será suficiente para diminuir a qualidade dos frutos na região. Agentes do setor têm comentado que os frutos estão chegando manchados ao mercado, abaixo do padrão exigido pelos consumidores.

A banana prata está com calibre reduzido devido ao frio, especialmente à noite. A aposta é que a fruta começará a se recuperar com a volta das chuvas e aumento da temperatura, o que estão previstos para acontecer no final de setembro em algumas praças produtoras.

A Somar Meteorologia prevê que, até a primeira semana de setembro, o clima será predominantemente seco. A partir da segunda semana de setembro, mais frentes frias podem chegar ao Brasil, aumentando a umidade e caracterizando o retorno das chuvas.

Mamão: Chuvas atípicas preocupam produtores em Pinheiros

Em Pinheiros (ES), região produtora de mamão, choveu 108,4 mm em agosto (até o dia 24), 228% maior que a média normal para o mês, conforme a Tempo Agora, trazendo preocupação aos produtores.


Apesar da elevada umidade, a qualidade da fruta nas roças novas ainda não foi prejudicada. Apenas as áreas velhas, menos resistentes, apresentaram problemas com fungos. Contudo, por conta das chuvas, produtores não conseguem realizar as devidas pulverizações, o que pode comprometer a qualidade do mamão e, posteriormente, depreciar seu valor comercial.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil  





Nenhum comentário: