segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Chuva retorna às regiões produtoras de hortaliças



As chuvas voltaram na última semana em parte do Brasil, como no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em algumas dessas praças, precipitações não ocorriam desde julho. As chuvas são bem-vindas, pois amenizam o déficit hídrico, mas podem reduzir as atividades realizadas no campo, como o plantio e a colheita.

Nas lavouras de batata, as chuvas continuarão nesta semana nas principais regiões que colhem no momento, como Vargem Grande do Sul (SP) e Sul de Minas Gerais. Isso poderá limitar as atividades de colheita, propiciando menor volume de batata no mercado ao longo de semana. Com expectativa de chuva para essa semana, a colheita em SP poderá não ser tão intensa.

No Sul, as chuvas foram bastante benéficas à cebola. Em Ituporanga (SC), região com maior área cultivada, a mudança no tempo contribuiu para as lavouras, uma vez que o transplantio já havia encerrado desde o final de agosto. Já na praça de São José do Norte (RS) a chuva foi em excesso, mas devido ao transplantio já ter sido realizado, não prejudicou a safra. Em Irati (PR) a precipitação também auxiliou o desenvolvimento das lavouras, que tiveram o plantio direto finalizado na primeira semana de setembro.

Apesar da transição entre o período seco e o período chuvoso, não há garantias de uma regularidade nas chuvas daqui para a frente. Apesar de bem vindas, chuvas em excesso podem acarretar na incidência de bactérias e fungos nas plantas de tomate, prejudicando a produtividade da segunda parte da safra de inverno e o desenvolvimento das plantas da safra de verão.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil



Nenhum comentário: