segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ausência de chuva no Nordeste preocupa fruticultura local



Foto: Divulgação

Praticamente desde o início do ano chuvas significativas não ocorrem no Nordeste. Nas últimas semanas, a baixa umidade tem aumentado a preocupação de produtores de frutas na região, como mamão e manga. Para a uva, a seca ainda não tem sido um grande problema ao setor, pois parte da produção nordestina é irrigada.

No Oeste da Bahia, ode há produção de mamão formosa, de março até setembro, o índice pluviométrico foi de apenas 57,8 mm, volume 83% ao considerado normal para o período, conforme os números da Tempo Agora. Isso tem ocasionado maior incidência de doenças e praças no mamão, depreciando a qualidade e reduzindo seu valor comercial. 

Para a manga, a seca em Livramento de Nossa Senhora (BA) também está trazendo consequências negativas. As mangas estão murchando e produtores estão perdendo parte significativa da produção. Assim, como tentativa de minimizar as perdas, produtores colocaram todas as frutas que já estavam no ponto ideal de comercialização no mercado nesta semana, pressionando as cotações se comparado às anteriores.

Pelo menos nesta semana, as previsões da Somar Meteorologia indicam continuidade de tempo seco no Nordeste. Chuvas isoladas podem ocorrem na última semana de outubro, como no Oeste da Bahia. Quanto ao centro-sul do Brasil, as condições de chuva aumentam no Sudeste e Centro-Oeste a partir da semana que vem, condições que persistem até o fim do mês e confirmam o retorno gradual das águas, prevê a Somar. 

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: