segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pés de tomates são perdidos com geada no Sul



Este início da primavera foi marcado por uma forte massa de ar polar, derrubando as temperaturas principalmente no Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste na última semana. As temperaturas chegaram a ser negativas em alguns dias, trazendo geada e neve, o que acabou prejudicando a produção de alguns hortifrutícolas, principalmente aqueles produzidos no Sul.

A região produtora de tomate de Caçador (SC) teve parte de suas mudas transplantadas perdidas pelas geadas na última quarta-feira (26). Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados, mas agentes do setor calculam que pelo menos 800 mil plantas transplantadas foram perdidas. Ainda segundo estes agentes, mesmo com estas perdas, a área de tomate em Caçador na safra de verão 2012/13 não deve reduzir, pois as plantas serão substituídas durante a safra.

Parte da produção de batata no Sul também chegou a ser prejudicada. A região produtora mais prejudicada com as geadas foi Ibiraiaras/Santa Maria (RS), onde o cultivo foi concluído em meados deste mês. Embora ainda seja cedo para confirmar os danos, agentes estimam que até 20% da área de batata poderão ter sido perdidos.

Em Água Doce (SC) e em Bom Jesus (RS), embora  as temperaturas mínimas tenham ficado em torno de 0°C, algo incomum para setembro, as geadas não afetaram a cultura da batata, visto que apenas uma pequena parcela do plantio já ocorreu nessas regiões, ainda sem brotamento das plantas. Já no Paraná, a intensidade não foi muito alta, de forma que ainda não são estimadas perdas.

São Joaquim (SC) e Vacaria (RS) também registraram geada, e até neve ocorreu em Fraiburgo (SC) e em Palmas (PR), importantes regiões produtoras de maçã. Ainda é cedo para saber a dimensão dos danos para a safra de maçã 2012/13, mas, até o momento, o município de São Joaquim pode registrar perdas de 20%. As cidades da serra catarinense podem ter prejuízos de 50%. Já Fraiburgo deve ser uma das regiões mais prejudicadas pela geada.

O comércio, por sua vez, acabou ficando bastante parado na última semana dada a forte queda nas temperaturas, o que, somada com o fim de mês, desestimulou as compras de HF. O cenário deverá mudar nesta semana, já que a previsão é de elevação das tempeturas e, além disso, começa o período de recebimento dos salários.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: