segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Chuvas finalmente chegam ao Nordeste



Após praticamente o ano inteiro de clima seco, o Nordeste volta a receber chuvas em regiões produtoras de frutas e hortaliças. As chuvas são bastante bem-vindas na região, uma vez que os poços na região estão em níveis bastante baixos.

Ao longo desta semana, um bom volume pluviométrico deve ocorrer na Chapada Diamantina (BA), conforme a Tempo Agora, onde há produção de tomate. Caso as precipitações sejam regulares, o volume hídrico no solo e nos reservatórios deverá ser recuperado ao longo do mês, permitindo a retomada do ritmo do cultivo de tomate, que estava reduzido desde setembro. Por outro lado, as atividades de colheita poderão ser interrompidas em alguns momentos por conta das precipitações, reduzindo o volume colhido na Chapada Diamantina.

Em Irecê (BA), também há previsão de chuva para os próximos 10 dias. Porém, para não prejudicar o final da temporada de cebola, produtores devem adiantar a colheita e formar um pequeno estoque de bulbos. Essa estratégia tem o intuito de garantir a oferta de cebolas no início do mês e não perder maior quantidade de cebola na roça, já que chuvas intensas inviabilizam atividades de campo.

Produtores de manga de Livramento de Nossa Senhora (BA) estão mais confiantes para a safra de 2013, pois as chuvas também devem chegar nesta região. Neste ano, Livramento de Nossa Senhora foi impactada pela seca durante grande parte de 2012 – foram praticamente oito meses sem chuvas significativas. Em decorrência disto, a irrigação para a mangicultura chegou a ser suspensa.

Chuvas devem ocorrer novamente em outros momentos de novembro, caracterizando um mês chuvoso no Nordeste. Já em regiões onde chuvas ocorreram de forma mais constante, como Sul e Sudeste, o clima deverá ser firme nos próximos dias, conforme a Somar Meteorologia.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: