sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Final de ano aumenta os preços de cebola em todo o País



As cotações da cebola estiveram maiores nesta semana, devido, em grande parte, ao aumento da demanda por bulbos neste final de ano. Além disso, com a produtividade do Sul em baixa, a oferta está limitada, impulsionando ainda mais os preços. A média de venda nesta semana no atacado paulistano foi de R$ 30,75/sc de 20 kg de caixa 3, aumento de 10,7% em relação à semana passada.

A expectativa para as duas últimas semanas do ano é de que o produto continue valorizado, já que com as festas de final de ano a demanda deve continuar aquecida. Além disso, a oferta não deve ser suficiente para atender toda essa procura, apesar dos produtores terem aumentado a disponibilidade de bulbos no mercado para as próximas semanas.

Consumidor pode comprar mais uva neste fim de semana

Mesmo que as cotações de uva tenham esboçado alguma reação na semana passada, nesta os preços não subiram nos atacados de São e de Campinas (SP), considerando que o Natal é no início da semana que vem.  

A uva é uma das principais frutas consumidas nesta época do ano, mas atacadistas comentaram que a demanda ainda foi calma. Geralmente, as compras de frutas normalmente ocorrem apenas nas vésperas das festividades. Assim, a expectativa é de que o mercado reaja neste fim de semana. No entanto, a elevada oferta de uvas com sementes pode limitar aumentos significativos de preço.

Vendas também podem ser aquecidas para a batata

Agentes do setor de batata estão otimistas quanto ao aumento do consumo durante as festas natalinas. No entanto, as vendas poderão recuar na virada do ano. Nesta semana, os preços estiveram elevados nesta semana devido às chuvas ocorridas em regiões produtoras como em Minas Gerais, dificultando a colheita.

Na média semanal, a batata ágata foi comercializada por R$ 66,00/sc de 60 kg, aumento de 21% sobre a média da semana passada.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: