terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Pouca chuva pode reduzir volume de HF



Mesmo com chuvas mais frequentes desde novembro no Nordeste, ainda são necessários maiores volumes de precipitações para compensar o longo período de seca. Em Livramento de Nossa Senhora (BA), onde há produção de manga palmer, um pouco mais de 100 mm de chuva foi registrado em novembro, segundo a Tempo Agora.

Produtores de manga ainda não iniciaram os tratos culturais para a safra do próximo ano, uma vez que a aplicação de indutores florais depende de boa quantidade de água disponível. Em alguns pomares de palmer, já foram observadas floração espontânea. Porém, mangicultores de Livramento de Nossa Senhora ainda não conseguem estimar qual será exatamente o período de colheita do primeiro semestre de 2013. Quanto ao volume, as expectativas são de baixa produção justamente pela falta de água.

Com o clima seco nos últimos meses, produtores de batata do Sul de Minas Gerais devem iniciar a safra das águas mais ao final do ano, ou seja, com cerca de 20 dias de atraso. O volume de batata ofertado pelo sul mineiro, que normalmente é de 20% em dezembro, deverá ser de apenas 5%.

O período de estiagem nos pomares de laranja de São Paulo poderá impactar na produção da safra 2013/14 (julho-13/junho-14). Em quase todas as regiões produtoras de laranja, a abertura das flores foi seguida por períodos de sol intenso e pouca chuva, o que prejudicou o “pegamento” da florada. Nos pomares que contaram com irrigação, os impactos foram minimizados, havendo “pegamento” de boa parte da florada, mas, mesmo nestas propriedades, citricultores acreditam que dificilmente a produção superará a de 2012/13.

Além de questões climáticas, a diminuição dos tratos culturais em virtude da baixa remuneração neste ano também poderá acarretar em menor produção de laranja na próxima temporada.

Chuva intensa traz prejuízos à viticultura paulista

Em contraste com algumas regiões produtoras de frutas e hortaliças necessitando de maior volume hídrico, algumas áreas produtoras de uva no estado de São Paulo receberam chuvas intensas na última semana, trazendo prejuízos. Isso porque muitos produtores estão se preparando para a colheita da fruta com o intuito de ofertá-la para as festas de fim de ano, período de consumo aquecido de uva.

Na região de Jundiaí, por exemplo, pancadas de chuva chegaram a rachar as bagas, fazendo com que alguns produtores perdessem quase todo o parreiral. Por enquanto, os prejuízos dos viticultores paulistas ainda não foram contabilizados.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: