segunda-feira, 11 de março de 2013

Chuva no Sul reduz oferta de batata e tomate


Com chuvas mais volumosas no Sul na última semana, houve forte aumento nas cotações do tomate. Considerando a média da semana passada, o tomate foi comercializado na Ceagesp por RS 70,23/cx de 22 kg, valorização de 26,6% em relação à semana anterior.

Com os dias chuvosos, houve menor abastecimento do tomate no atacado paulistano, influenciando na alta dos preços. Consequentemente, grande parte dos frutos teve sua qualidade prejudicada, principalmente os que foram ofertados pela região de Caçador (SC), que ficaram manchados e com acidez.

Para esta semana, o tempo deve continuar com chuvas durante toda a semana nas regiões produtoras de Caçador (SC) e também de Itapeva (SP) e Venda Nova do Imigrante (ES), segundo a Somar Meteorologia, acarretando, assim, em uma oferta ainda menor nos atacados. Assim, tanto a oferta quanto a qualidade do tomate podem ser prejudicados.

Também influenciadas pelas fortes chuvas no Sul, a batata também encerrou a semana valorizada. O preço médio da batata negociada na Ceagesp foi de R$ 95,89/sc de 50 kg, alta de 9,3% em comparação com a semana anterior. 

Devido à chuva, a maioria dos bataticultores enfrentou dificuldades de colheita, principalmente os produtores de Guarapuava (PR) e Água Doce (SC). Afetadas pelas condições climáticas, as batatas ofertadas tiveram a qualidade prejudicada, o que não impediu que as cotações subissem. 

Tudo indica que o mercado deve seguir em alta nesta semana, isso porque, segundo a Somar Meteorologia, em Guarapuava e Água Doce deverá continuar chovendo excessivamente, dificultando ainda mais a colheita do tubérculo.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: