segunda-feira, 27 de maio de 2013

Tomate: Chove nas roças, mas aumento de oferta pode “frear” preço

A semana será chuvosa em todas as regiões produtoras de tomate que colhem no momento, conforme previsão da Somar Meteorologia. Dentre as praças, estão as paulistas Sumaré e Mogi Guaçu, as capixabas Paty do Alferes e Venda Nova do Imigrante, Araguari (MG) e Chapada Diamantina (BA).

O maior volume de chuva deve ocorrer nas regiões tomaticultoras do Norte do Paraná, com acumulados de 135 mm até sexta-feira, 1°/06. Com a umidade, os preços do tomate talvez não subam tanto, visto que a colheita tem aumentado nas regiões citadas.

Os estados do Sul já começaram a semana com muitas nuvens e chuva, especialmente no Paraná e Santa Catarina, conforme indica a Somar. A passagem de uma frente fria é a responsável por trazer bons volumes de chuva pelo menos até quarta-feira. Já a partir de quinta, é a vez de uma massa de ar polar avançar sobre o Sul, baixando ainda mais as temperaturas, com risco de ocorrência de geadas.

Manga: Irrigação pode retornar em Livramento de Nossa Senhora

Mesmo com a longa estiagem, produtores de manga de Livramento de Nossa Senhora (BA) estão com melhores expectativas para o segundo semestre. Isto porque, no próximo mês, a região terá um dia por semana liberado para irrigação dos pomares, prática que não era realizada desde novembro. Isso gera expectativas de que haja uma colheita de manga mais razoável no segundo semestre.

Mamão: Mosaico volta a causar preocupação no ES

O mosaico voltou a causar preocupação na mamonicultura do Espírito Santo. O mosaico não é erradicado por completo, apresentando períodos de baixa e alta infestação. A doença é uma das mais severas do mamão, pois, uma vez infectada, não há uma maneira de curar a planta. Assim, o único meio de eliminá-la é através do corte dos pés infectados (roguing).

Assim, tem havido uma preocupação por parte dos produtores em erradicar as plantas infectadas, o que ocorreu nas últimas semanas. Dessa forma, a presença atual do mosaico na mamonicultura no estado pode reduzir. Embora esteja causando preocupação nas roças, a ocorrência do vírus não é unanimidade nas propriedades do ES.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: