segunda-feira, 10 de junho de 2013

Batata: Clima firme permite avanço da colheita no Paraná


As chuvas há duas semanas limitaram a colheita de batata no Paraná, principal estado que abastece o mercado no momento. Com pouca disponibilidade do tubérculo, os preços, que já estavam elevados, ultrapassaram a casa dos R$ 200,00/sc de 50 kg no dia 31/05. Na última semana, o clima foi mais favorável para as atividades de campo nas lavouras paranaenses, contribuindo para aumentar a oferta de batata no mercado.

Consequentemente, os preços recuaram na semana passada. Na Ceagesp, a média semanal foi de R$ 123,08/sc, recuo de 18,45% sobre o valor médio da semana anterior. A previsão climática para os próximos dias é que o clima continue firme no Paraná, o que deve aumentar ainda mais a oferta.

Chuva na BA pode induzir doenças no mamão 

Ao contrário das lavouras de batata do Paraná, as roças de mamão da Bahia podem receber chuvas ao longo desta semana. Pelo menos 21 mm de precipitações podem ocorrer no município de Teixeira de Freitas até sexta-feira, 14, conforme a Somar Meteorologia.

A umidade pode acarretar na incidência de doenças fúngicas no mamão, como a pinta-preta, afetando a qualidade da fruta baiana.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: