segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Chuvas comprometem produção de tomate e mamão no ES


A região produtora de tomate de Venda Nova do Imigrante (ES) teve grande parte das roças de tomate destruídas pelo elevado volume de chuvas em dezembro. Alguns produtores informaram que chegaram a perder mais da metade de suas lavouras.

Outra cultura também bastante afetada no Espírito Santo foi o mamão. As chuvas devem causar redução na área com a fruta em Linhares e Pinheiros, importantes regiões produtoras de mamão. Produtores terão de replantar novos pés neste ano. Tanto para o tomate quanto para o mamão, a dimensão das perdas ainda serão calculadas nas próximas semanas, e mais informações serão publicadas na edição de fevereiro da Hortifruti Brasil.

Argentina pode importar tomates do Brasil


Desde a última semana tem sido noticiada na imprensa a possibilidade de a Argentina importar tomate brasileiro, a fim de se garantir o abastecimento do mercado interno daquele país. A decisão foi tomada a partir de estimativas de escassez do fruto nos próximos dias por conta de fatores climáticos no país vizinho.

Consultados pelo Hortifruti/Cepea, produtores brasileiros ainda não haviam sido procurados para realizar a importação até a semana passada. Apesar de haver planos do governo argentino para facilitar a importação do produto, as importações não devem ocorrer por enquanto, pelo menos não até que seja apurada se haverá realmente falta do produto no mercado.

Além disso, a diferença de câmbio entre o peso argentino e o Real deve inviabilizar também os envios, já que o tomate precisaria estar no Brasil a patamares próximos ou mais baixos que o observado na semana passada, o que não deverá ocorrer.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: