segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Começa safra de maçã gala no Sul do País

A colheita de maçã gala foi iniciada na última semana por alguns produtores da região de Fraiburgo (SC) e Vacaria (RS). De acordo com colaboradores, a maçã desta safra está com boa qualidade. Como os pomares praticamente não foram atingidos por adversidades climáticas, como geadas ou granizos, a maior parte da fruta não deve apresentar nenhuma avaria física.

No entanto, as maçãs gala têm apresentado coloração mais clara nesta safra. Segundo agentes do setor, isso acontece devido às temperaturas na região Sul do País (para que a maçã fique mais avermelhada, o ideal é que os dias apresentem temperaturas mais elevadas e as noites sejam mais frias).

A previsão climática para esta semana para as cidades de Fraiburgo e Vacaria é de chuvas, segundo a Somar Meteorologia, fato que pode atrapalhar a colheita das maçãs.

Safra de tahiti deve ser novamente volumosa em 2014 

 Em 2014, a safra principal de lima ácida tahiti (que ocorre principalmente no primeiro semestre) deve ser mais uma vez volumosa, como foi em 2013. A expectativa inicial era de que a temporada deste ano pudesse inclusive superar a produção do ano passado, visto as boas floradas, mas o tempo seco fez com que alguns chumbinhos caíssem.

Neste início de ano, chuva e sol intercalados são ideais para o crescimento dos frutos, mas atualmente o clima no estado de São Paulo está bastante seco. Assim, as primeiras frutas colhidas poderão apresentar baixo calibre.

Com a proximidade do pico de safra de lima ácida tahiti (entre fevereiro e março), a tendência é de preços menores no mercado in natura. Ainda assim, os valores podem ser superiores aos do mesmo período de 2013, principalmente para frutas de calibre adequado e melhor qualidade. Além disso, a boa demanda industrial e o envio de frutas para exportação podem absorver parte do excesso de tahiti, amenizando a queda nas cotações.

Chuva reduz escoamento na Ceagesp 


 Por mais que o clima seco predomine no estado de São Paulo, na capital paulista as chuvas acabaram causando vários pontos de alagamentos na última semana. Um dos locais onde houve contratempos climáticos foi nas proximidades da Ceagesp, fato que impediu maiores pedidos de frutas e hortaliças, como por exemplo a manga. As chuvas deverão ocorrer em menos intensidade nos próximos dias, o que pode contribuir para o escoamento do mercado.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: