segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Preço da laranja pera in natura mais que dobra em um ano


Em comparação com um ano atrás, os preços da laranja in natura mais que dobraram na última semana. A média parcial de janeiro (até a última sexta-feira, dia 17) da laranja negociada no mercado paulista é 105% acima da de janeiro/13. As variedades tardias, apesar de serem menos procuradas que a pera, também têm valorizado. A média parcial deste mês (até o dia 17) da natal, por exemplo, é 108% acima da média de janeiro/13.

Os preços das laranjas de mesa começaram a subir mais cedo em 2014, resultado do início adiantado da entressafra. A menor produção paulista nesta temporada reduziu o volume de frutas disponíveis neste início de ano.

Nesse cenário, muitos produtores com frutas de indústria passaram a ofertar laranjas no mercado de mesa, visto que a remuneração da venda in natura está bem superior à do processamento. Muitas indústrias, por sua vez, já relatam forte redução no volume recebido, devido tanto à entressafra quanto à concorrência com o mercado doméstico.

Volta às aulas pode aquecer mercado de banana

Durante o mês de janeiro, o consumo de banana tem sido calmo. Isso porque as vendas são reduzidas durante o período de férias escolares. Para o setor de banana, as férias reduzem significativamente a comercialização da fruta, que tem boa parte da produção destinada às merendas. Apesar disso, não há acúmulos da fruta no mercado, pois a produção tem sido suficiente para suprir a demanda. De qualquer forma, as vendas podem começar a aquecer a partir desta semana, uma vez que parte das escolas devem retomar as aulas.

Na média da última semana (13 a 17/01), a banana nanica foi comercializada na Ceagesp a 24,42/cx de 22 kg, redução de 6,76%. Para a prata, o valor médio para o mesmo período foi de R$ 32,83/cx de 20 kg, queda de 4,1%.

Com clima chuvoso nas roças, oferta de tomate e batata diminui

Neste início de ano, um bom volume de tomate maduro tem sido encontrado no mercado, em razão das altas temperaturas que fazem o tomate maturar mais rapidamente. Na última semana, no entanto, as chuvas deixaram o tempo mais fresco, sobretudo durante a noite, o que acabou “desacelerando” a maturação do fruto.

Devido à mudança do clima na última semana, os tomates maduros diminuíram e já começaram a entrar alguns tomates verdes nos boxes da Ceagesp. As cotações do tomate salada 2A subiram 36,5% na semana no atacado, comercializado a R$ 35,79/cx de 22 kg.

As chuvas foram mais volumosas nas lavouras de batata, que chegaram a interromper a colheita em regiões produtoras do Paraná, como em Guarapuava. Assim, a oferta da região, que é destinada sobretudo à Ceagesp, diminuiu. Mesmo com a redução na colheita de batata nas roças paranaenses, os preços não chegaram a subir significativamente, uma vez que outras importantes regiões, como Sul de Minas e Triângulo Mineiro, têm ofertado bons volumes do tubérculo no mercado.

Entre 13 e 17/01, a batata padrão ágata especial foi comercializada a 59,62/sc de 50 kg no atacado paulistano. Com a intensificação da colheita no Triângulo Mineiro e início das atividades em Água Doce (SC) e Bom Jesus (RS) na próxima semana, a oferta deverá aumentar no atacado.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: