segunda-feira, 12 de maio de 2014

Preço da cebola sobe mais de 80% com pouca oferta no Brasil


Os preços da cebola no Nordeste tiveram acentuada alta na última semana. A média semanal foi de R$ 0,99/kg da caixa 3, valor 81,2% superior ao registrado na semana retrasada. Isso é resultado da pouca oferta no mercado nacional, reforçada pelo final da safra do Sul.

As chuvas que vinham prejudicando a produção nas últimas semanas no Vale do São Francisco diminuíram a intensidade na última semana. Mas, segundo colaboradores, as perdas até o momento já somam até 40% em algumas propriedades por conta da umidade.

A tendência é que a partir desta semana aumente a oferta de cebola no mercado, já que algumas praças do Cerrado mineiro e goiano iniciaram a colheita aos poucos na semana passada. Isso pode fazer com que as cotações do bulbo sejam pressionadas.

Por enquanto, a Argentina é principal responsável por abastecer o mercado brasileiro. Apenas na última semana, cerca de 300 carretas de cebola atravessaram a fronteira, o que representa 50% a mais que na semana anterior, de acordo com importadores. Na última semana, o preço médio da cebola argentina ficou em média a R$ 32,80/sc de 20 kg de caixa 3, na Ceagesp, valor 6,50% superior ao registrado na semana anterior.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: