segunda-feira, 9 de junho de 2014

Impacto da Copa do Mundo no setor de HF diverge opiniões


A Copa do Mundo no Brasil começa nesta quinta-feira, dia 12. Muitos são os turistas que já estão em nosso País, sem contar os muitos brasileiros que viajarão para as cidades-sedes para prestigiar os jogos, os quais deverão movimentar a economia brasileira. Se o setor de turismo promete bombar durante este megaevento, o mesmo pode não ocorrer no mercado de frutas e hortaliças. É o que muitos produtores e agentes de mercado preveem quando foram questionados pela equipe da Hortifruti Brasil nas últimas semanas.

Alguns produtores acreditam que os jogos farão com que o consumidor saia de sua rotina diária, aumentando pontualmente o consumo de alimentos e bebidas, o que não significa que aumentará significativamente o consumo de frutas e hortaliças. O provável aumento do consumo de frutas em hotéis e restaurantes, sobretudo nas cidades que sediarão os jogos da Copa, pode não compensar a diminuição da demanda nos lares. Outro ponto negativo é que a Copa do Mundo não é bem aceita por muitos brasileiros, e que as manifestações contra o evento e recessos de caminhoneiros, por exemplo, possam interferir negativamente na distribuição de alimentos. 

Mas há sim aqueles agentes que estão otimistas com o impacto que a Copa do Mundo pode causar ao setor hortifrutícola, e vêm apostando na produção para abastecer o consumo durante a Copa. O evento pode ser favorável para algumas frutas, como melão, banana e mamão, pelo fato de serem muito comuns em cafés da manhã de hotéis brasileiros. Outro nicho de mercado que poderá ganhar ritmo é o de alfaces especiais, como as minimamente processadas, orgânicas e de tamanho miniaturizados.

Turistas estrangeiros procuram apreciar a culinária local, o que envolve o consumo de frutas tropicais. Uma das grandes apostas do setor é, sem dúvida, o aumento da demanda pelas famosas caipirinhas, sendo que um dos ingredientes principais é a lima ácida tahiti. Os preços da tahiti já começaram a esboçar uma ligeira reação neste início de semana. Na última semana, por exemplo, o preço da caixa de 27 kg, colhida, não passava de R$ 18,00; nesta segunda, alguns produtores já negociaram a R$ 20,00/cx.

De qualquer forma, é necessário aguardar a passagem dos jogos e acompanhar o movimento do mercado, para concluir se, de fato, a Copa do Mundo será uma boa jogada para o setor hortifruticultor.

Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: