segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Estiagem afeta produtividade de mamão e banana

Os efeitos da severa estiagem pelo segundo ano consecutivo no Sudeste e, por pelo menos, três anos no Nordeste podem ter trazido prejuízos irreversíveis para a produção de frutas, como é o caso do mamão e da banana. 

A seca tem causado problemas na irrigação nas lavouras do mamão no Espírito Santo e no Sul da Bahia, principais polos produtoras da fruta. Segundo produtores, o nível da água em poços e rios está muito baixo. Dessa forma, a pressão da água bombeada é menor. Com a falta de água e as altas temperaturas, o mamoeiro não “segura” a florada. Assim, a produtividade daqui dois meses deverá ser menor. Tal situação ocorrerá mesmo que haja um volume considerável de precipitação até março/abril.

A produção de banana também pode ser afetada com a falta de chuva. Algumas regiões têm mantido a produção com base na irrigação. Apesar disso, produtores estão preocupados de que tenha racionamento na água utilizada para a irrigação, em regiões como Bom Jesus da Lapa (BA), Norte de Minas Gerais e Vale do São Francisco (BA/PE). Em caso de racionamento para a irrigação em uma dessas regiões, o mercado como um todo pode ser afetado. A falta de água preocupa produtores, pois pode afetar a qualidade da fruta produzida. Sem água, a banana não “engorda” e perde valor comercial, além de reduzir a produtividade.

Chuva pode interferir na colheita nesta semana

Bastante esperadas, as chuvas previstas para esta semana podem contribuir para recuperar um pouco o nível dos reservatórios. Mas, por outro lado, produtores podem ter dificuldades para avançar nas atividades de campo.

Em praticamente todas as regiões produtoras de batata que colhem no momento receberão chuvas, segundo a Somar Meteorologia. São elas: Chapada Diamantina (BA), Guarapuava (PR), Bom Jesus (RS), Água Doce (SC), Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Sul de Minas Gerais.

A colheita da cebola também pode atrasar um pouco. Deverá chover nas roças de Lebon Régis (SC) e nas do Nordeste nos próximos dias.

A colheita de maçã fuji está a todo vapor no Sul, mesmo com as chuvas, as quais têm sido benéficas para o desenvolvimento das frutas. Com o regime de chuva regular no Sul, a previsão inicial de produtores é de que a safra seja de melhor qualidade, com frutas mais graúdas.

Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

 

Nenhum comentário: