segunda-feira, 1 de junho de 2015

Com preços elevados, consumidor reduz compra de cebola

Os elevados preços da cebola que consumidores têm observado no mercado podem reduzir até o fim desta semana. Isso porque as cotações na roça e no atacado de São Paulo (Ceagesp) já tiveram queda na última semana, cenário que pode refletir no varejo nos próximos dias.  

O principal motivo foi o aumento na oferta de bulbos em função do início da colheita em Piedade e Divinolândia (SP), e também no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Além disso, produtores e também comerciantes notaram um desaquecimento do mercado nacional, o que também acabou pressionando os valores do produto. Esse desaquecimento do mercado possivelmente se dá por conta dos patamares muito elevados do preço, o que acaba gerando menor liquidez pelo produto – o consumidor deixa de consumir, ou reduz o consumo em função dos preços muito elevados. Além disso, como de costume, o final do mês também contribuiu um pouco para as vendas mais fracas. 

 Na última semana, o preço da cebola argentina teve queda de 12% na fronteira (Porto Xavier/RS). Até mesmo em Irecê (BA), onde estão sendo colhidas cebolas consideradas “campeãs” de qualidade, as cotações tiveram recuo de 6,7% da cebola beneficiada e de 4,9% na roça.

Com as regiões aumentando o ritmo de colheita de cebolas, a previsão é que os preços recuem um pouco até o fim desta semana. Por outro lado, as chuvas que ocorrem nas lavouras desde o último fim de semana podem interferir um pouco nas atividades de campo no início desta semana, especialmente nas roças de Minas Gerais. 

Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

 

Nenhum comentário: