segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Chuvas fortes trazem problemas à produção de HFs


As chuvas voltaram com força na última semana em várias regiões do Brasil. As precipitações atingiram regiões produtoras de HF do Sul e Sudeste, como as de batata, melancia e uva.

Na última semana, o preço da batata na Ceagesp disparou 87% com as chuvas, a R$ 146,17/sc de 50 kg. Além do clima chuvoso, o Sudoeste Paulista entrou em período de entressafra, o que resultou na redução ainda maior da oferta do tubérculo. Além disso, Vargem Grande do Sul não apresenta sinais de que tenha uma área muito grande para ser ofertada ainda nessa temporada.

As fortes chuvas vieram acompanhadas de ventos e granizo em algumas lavouras de melancia de Oscar Bressane, por exemplo, onde choveu entre os dias 7 e 10 deste mês o equivalente a 67% da média climatológica para todo mês de setembro, enquanto que em Marília choveu 70% da média mensal. Segundo agentes, houve prejuízos em algumas lavouras de melancia da região, inclusive com casos de perda de 100% da área plantada. Em outras áreas, por outro lado, os danos foram apenas avarias na casca e/ou perda de folhas e flores.

O clima úmido também afetou a uva da região de Jales (SP). A cotação das uvas finas, como benitaka e itália, foi inferior à da semana anterior devido às chuvas e o frio, afetando o desenvolvimento das bagas. Viticultores relataram que, se continuar chovendo significativamente na região, essas variedades podem ser ainda mais prejudicadas, causando rachaduras, doenças fúngicas e até podridão.

Segundo as previsões meteorológicas, pode continuar chovendo nas regiões produtoras nesta semana, mas de forma menos intensa.

De qualquer forma, especialmente produtores do Sul do País, estavam atentos com o avanço de uma intensa massa de ar frio que chegava no Sul no fim da última semana, que prometia provocar fortes rajadas de vento e declínio acentuado das temperaturas. As previsões indicavam, ainda, que o final de semana que passou poderia ser o mais frio do ano, com possibilidade de geada moderada a forte em algumas regiões. Os impactos desta massa de ar devem ser sentidos nos próximos dias.

Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: