segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Volume Útil de Sobradinho preocupa produtores do Vale do São Francisco



 Com a escassez de chuvas na nascente do Rio São Francisco, em Minas Gerais, produtores de frutas do Vale do São Francisco (PE/BA) já se preocupam com a possibilidade de racionamento de água. O volume útil do reservatório de Sobradinho, principal responsável pelo fornecimento de água para irrigação na região do Vale, está em um nível preocupante – 9,2% no dia 23/09.

O Distrito de Irrigação Nilo Coelho alerta sobre possibilidade de racionamento já a partir de 26 de outubro, se o volume útil chegar a 5,14%. O racionamento visa evitar o corte total de água para irrigação, que pode acontecer em novembro este nível atinja 3,14%. Produtores receberão em seus lotes um calendário informando as condições e horários permitidos para o uso da água.

No caso das frutas acompanhadas pelo Cepea, este cenário pode impactar na produção de uva, manga e melão. No caso da uva, a falta d’água pode prejudicar a produção de uva local no início de 2016, visto que pode atrasar a poda e prejudicar o desenvolvimento da fruta.

Para o melão, produtores que não possuem poços particulares e que não plantam em regiões próximas a rios já enfrentam dificuldades para a captação de água. Inclusive, a produção da fruta no Vale já tem sido impactada, principalmente com redução de produtividade.

A manga da região, que colhe o ano todo, pode ter problemas com relação à qualidade, principalmente no crescimento do fruto a ser colhido até o final do ano. Além disso, pode impactar também na produção de 2016.

Por Fernanda Geraldini - Equipe Hortifruti Brasil

Nenhum comentário: