segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Volume Útil de Sobradinho preocupa produtores do Vale do São Francisco



 Com a escassez de chuvas na nascente do Rio São Francisco, em Minas Gerais, produtores de frutas do Vale do São Francisco (PE/BA) já se preocupam com a possibilidade de racionamento de água. O volume útil do reservatório de Sobradinho, principal responsável pelo fornecimento de água para irrigação na região do Vale, está em um nível preocupante – 9,2% no dia 23/09.

O Distrito de Irrigação Nilo Coelho alerta sobre possibilidade de racionamento já a partir de 26 de outubro, se o volume útil chegar a 5,14%. O racionamento visa evitar o corte total de água para irrigação, que pode acontecer em novembro este nível atinja 3,14%. Produtores receberão em seus lotes um calendário informando as condições e horários permitidos para o uso da água.

No caso das frutas acompanhadas pelo Cepea, este cenário pode impactar na produção de uva, manga e melão. No caso da uva, a falta d’água pode prejudicar a produção de uva local no início de 2016, visto que pode atrasar a poda e prejudicar o desenvolvimento da fruta.

Para o melão, produtores que não possuem poços particulares e que não plantam em regiões próximas a rios já enfrentam dificuldades para a captação de água. Inclusive, a produção da fruta no Vale já tem sido impactada, principalmente com redução de produtividade.

A manga da região, que colhe o ano todo, pode ter problemas com relação à qualidade, principalmente no crescimento do fruto a ser colhido até o final do ano. Além disso, pode impactar também na produção de 2016.

Por Fernanda Geraldini - Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Geadas atingem o Sul do País


Produtores de maçã do Sul do Brasil tiveram um final de semana de “bater o queixo” nos dias 12 e 13 de setembro. Na cidade de Vacaria (RS), por exemplo, as temperaturas chegaram a -2,4°C, inclusive com a ocorrência de geadas. Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), as perdas são mais significativas em praças que cultivam a fruta em menores altitudes, uma vez que, nestas regiões, as temperaturas são geralmente mais altas. Em localidades elevadas, por outro lado, as perdas na produção da maçã devem ser pouco intensas.

Também no Sul do País, as lavouras de cenoura sentiram os efeitos do clima na produção. As geadas causaram perda de folhas nas raízes, e as chuvas facilitaram o aparecimento de fungos, como Oídio. Ainda assim, não houve valorização das cenouras locais, devido à oferta nacional elevada.

No caso da uva, o problema foi a chuva. Em Jales (SP), por exemplo, choveu significativamente nos dias 11 e 12, resultando em problemas de qualidade para as frutas colhidas na semana passada. Viticultores relataram rachaduras, podridão e incidência de doenças fúngicas nos parreirais. Apesar dos problemas na qualidade observados na semana, colaboradores consultados pelo Cepea informaram que são problemas pontuais.

Já para o mamão e para a banana, as temperaturas estão elevadas em algumas das regiões produtoras. No caso do mamão, há uma melhora na qualidade, com menor incidência de pinta preta e mancha fisiológica. Contudo, os preços baixos podem fazer com que produtores reduzam os tratos culturais, podendo aumentar a incidência de ácaros. Para a banana, o clima quente tem feito com que haja maior oferta de frutas de segunda qualidade do que de primeira, pois somado à falta de chuvas, o desenvolvimento da fruta está limitado no que se refere a calibre.
No caso da batata e do tomate, a maior parte das regiões que estão colhendo atualmente têm registrado temperaturas elevadas. Neste cenário, a oferta tem sido elevada para ambas as hortaliças, que registraram preços menores na semana passada.

Por Fernanda Geraldini – Equipe Hortifruti Brasil

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Chuvas fortes trazem problemas à produção de HFs


As chuvas voltaram com força na última semana em várias regiões do Brasil. As precipitações atingiram regiões produtoras de HF do Sul e Sudeste, como as de batata, melancia e uva.

Na última semana, o preço da batata na Ceagesp disparou 87% com as chuvas, a R$ 146,17/sc de 50 kg. Além do clima chuvoso, o Sudoeste Paulista entrou em período de entressafra, o que resultou na redução ainda maior da oferta do tubérculo. Além disso, Vargem Grande do Sul não apresenta sinais de que tenha uma área muito grande para ser ofertada ainda nessa temporada.

As fortes chuvas vieram acompanhadas de ventos e granizo em algumas lavouras de melancia de Oscar Bressane, por exemplo, onde choveu entre os dias 7 e 10 deste mês o equivalente a 67% da média climatológica para todo mês de setembro, enquanto que em Marília choveu 70% da média mensal. Segundo agentes, houve prejuízos em algumas lavouras de melancia da região, inclusive com casos de perda de 100% da área plantada. Em outras áreas, por outro lado, os danos foram apenas avarias na casca e/ou perda de folhas e flores.

O clima úmido também afetou a uva da região de Jales (SP). A cotação das uvas finas, como benitaka e itália, foi inferior à da semana anterior devido às chuvas e o frio, afetando o desenvolvimento das bagas. Viticultores relataram que, se continuar chovendo significativamente na região, essas variedades podem ser ainda mais prejudicadas, causando rachaduras, doenças fúngicas e até podridão.

Segundo as previsões meteorológicas, pode continuar chovendo nas regiões produtoras nesta semana, mas de forma menos intensa.

De qualquer forma, especialmente produtores do Sul do País, estavam atentos com o avanço de uma intensa massa de ar frio que chegava no Sul no fim da última semana, que prometia provocar fortes rajadas de vento e declínio acentuado das temperaturas. As previsões indicavam, ainda, que o final de semana que passou poderia ser o mais frio do ano, com possibilidade de geada moderada a forte em algumas regiões. Os impactos desta massa de ar devem ser sentidos nos próximos dias.

Por Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Edição de setembro: Comunicação digital se torna ferramenta de negócio em HF


O tema de capa da edição de setembro da HF Brasil com certeza já faz parte da vida de muitas pessoas: a comunicação digital. O setor de frutas e hortaliças está aproveitando essas conveniências e, cada vez mais, a comunicação digital tem se tornado uma aliada para as atividades de todo o setor hortifruticultor.

Ainda nesta edição, leia as últimas informações de mercado e de como o setor tem lidado com a escassez de água em muitas regiões do Brasil, com a atual crise econômica brasileira e com aumento do dólar.

Leia a matéria completa e a demais informações de mercado de HF na edição de setembro, disponível em
www.cepea.esalq.usp.br/hfbrasil.

Agradecemos nossos parceiros desta edição:

Agristar
Basf
Bayer
Blueseeds
Du Pont
Feltrin
Pecege
Seminis
Syngenta

Atenciosamente,
Equipe Hortifruti Brasil

terça-feira, 8 de setembro de 2015

El Niño deve ser um dos mais fortes das últimas décadas


O El Niño deverá ser intenso neste ano. Segundo meteorologistas do Cptec/Inpe, as medições do aquecimento do Oceano Pacífico estão se comportando de maneira semelhante a 1998, quando a temperatura das águas ficou 5°C acima do normal. O El Niño que está atuando no Brasil pode ser um dos mais intensos das últimas décadas. Neste ano, o Oceano já está 4°C mais quente do que a média. Especialistas acreditam que as temperaturas podem aumentar ainda mais ou pelo menos se manter nos próximos meses. O fenômeno é responsável por intensificar a seca no Nordeste do País e causar chuva em excesso no Sul.

O cenário preocupa melonicultores nordestinos, que costumam intensificar o plantio a partir de setembro para terem volume de fruta suficiente para abastecer os mercados interno e externo para as festas de final de ano. Assim, em meio a este cenário, produtores do Rio Grande do Norte/Ceará poderão reduzir a área destinada ao plantio do melão durante o pico de plantio da nova safra.

Com relação ao Vale do São Francisco (BA/PE), dados da Chesf apresentam nova redução da vazão do Reservatório de Sobradinho, que nesta semana passou a operar com apenas 12,1% de sua capacidade. De acordo com produtores da fruta, a escassez de água ainda não tem atrapalhado a irrigação, de modo que os melões apresentam boa qualidade. Porém, as duas praças já apresentaram reduções significativas da produtividade na parcial deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Para os produtores de maçã, maleicultores afirmaram que as chuvas no Sul até então não ocasionaram danos aos pomares. Ao contrário, a chuva era desejada durante o período de dormência das macieiras. Em setembro, no entanto, as chuvas podem ocasionar impactos negativos à produção. Isso porque, com as precipitações, as abelhas responsáveis pela polinização não conseguem realizar o transporte dos grãos de pólen, impossibilitando a fecundação das flores.

Daiana Braga – Equipe Hortifruti Brasil

 

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Participe do Movimento Compre do Pequeno Negócio!

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio Às Micro e Pequena Empresas) lançou neste ano uma iniciativa muito bacana, o “Movimento Compre do Pequeno Negócio”.
 
Essa iniciativa tem como principal objetivo incentivar a população a optar por produtos e serviços do micro e pequeno negócio. O intuito é valorizar o comércio local, promover o desenvolvimento social e econômico, e o consumidor que participar contribui com o fortalecimento dos pequenos empreendedores.
 
O Movimento terá como marco o dia 5 de outubro, Dia da Micro Empresa, que defende o consumo de produtos de pequenos empreendedores neste dia. Para participar, ainda dá tempo! O empreendedor pode se cadastrar no site www.compredopequeno.com.br e, assim, o consumidor pode encontrar no site o estabelecimento mais próximo (que pode ser o seu!) para adquirir seu produto ou serviço.

Conforme o Sebrae, o Brasil conta com 10 milhões de microempreendedores, que representam mais de 95% das empresas de produtos e serviços do País.

Além do site, o Movimento também tem página no Facebook, procure por "Compre do Pequeno".

Participe! Curta! Compartilhe! Compre do pequeno negócio!

Por Daiana Braga - Equipe Hortifruti Brasil